Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T18:36:28Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T18:36:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/953 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa ―Processos educativos e seus fundamentos‖ e é um subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinar, financiado pela CAPES, Programa OBEDUC. Esse Observatório, em seu projeto temático de pesquisa, propõe por objeto a interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da Arte e da cultura popular. Neste subprojeto, definiu-se como objeto a Arte e a interdisciplinaridade nos projetos político-pedagógicos de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, História e Letras Português-Inglês e Letras-Português Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Parte-se dos pressupostos de que a Arte é conhecimento e contribui para a formação humana, e de que a interdisciplinaridade traduz-se na abertura e na disponibilidade de cada dimensão do conhecimento cruzar-se e contaminar-se por todas as outras disciplinas, envolvendo a convergência das perspectivas. A questão norteadora é: estudos interdisciplinares e sobre a Arte estão presentes nos projetos político-pedagógicos dos cursos de licenciatura-EAD da UNIUBE? Como objetivo geral, busca-se analisar como a interdisciplinaridade e a Arte são propostas nos projetos político-pedagógicos dos cursos selecionados. Para alcançá-lo, com aporte em Bicudo (2000), utiliza-se a abordagem qualitativa em que o par fenômeno/percebido indica que a qualidade é alcançada quando se mostra à percepção do sujeito e há doação de aspectos do fenômeno passíveis de serem compreendidos ao desvelar-se. Fundamenta-se no método fenomenológico de pesquisa, a partir do qual a descrição do fenômeno investigado é analisada e interpretada observando-se a ambiguidade própria da linguagem, não se elaborando, a priori, um quadro de categorias de interpretações do relatado, mas se fica atento ao que está escrito nos documentos e às interpretações do investigador. Esse processo abrange estudos bibliográficos, o levantamento dos projetos, o apontamento das menções procuradas e a organização e interpretação dos temas desvelados. O presente estudo tem como referencial teórico obras de Eisner (2002, 2008), Barbosa (1991, 2002, 2011) e Fazenda (1979). As análises efetivadas revelam que os cursos de licenciatura têm componentes curriculares comuns de formação pedagógica, organizados em eixos temáticos, e a formação específica é ofertada por meio de disciplinas. O processo de formação do professor de educação básica é realizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e por livros didáticos elaborados especificamente para os cursos. O acompanhamento é realizado por gestores, professores-tutores segundo a formação prevista em cada curso, e, ainda, por preceptores. Há menções à Arte e à interdisciplinaridade, ainda que de modo restrito, nas concepções, perfis e algumas ementas dos projetos, mais ocorrentes na formação pedagógica comum, mas sem indicar como a prática pedagógica pode concretizar os estudos interdisciplinares ou como a Arte pode estar presente na formação do aluno. Considera-se que a universidade deve revisar essa formação. Mesmo que a ciência tenha seguido um modelo de especialização, os cursos de licenciatura, nomeadamente por meio de suas organizações curriculares e metodologias de trabalho, devem defender perspectivas interdisciplinares, porque é da participação e da consciência do investigador de várias linguagens e de várias disciplinas que pode resultar o próprio progresso científico e a formação humanista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA-EAD DA UNIVERSIDADE DE UBERABA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 9 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCELO SILVA.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.