Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/966
Título: O USO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): PEREIRA PEIXOTO, AMANDA
MATTOS ALCÂNTARA, SUZANA
Palavras-chave: Hipersensibilidade dentinária
Dentina. Laser
Baixa intensidade.
Data do documento: 2019
Resumo: A hipersensibilidade dentinária (HD) ocorre com bastante frequência na clínica odontológica e caracteriza-se pela dor aguda e de curta duração, decorrente de estímulos térmicos, químicos ou táteis que atingem áreas de dentina exposta ao meio bucal. Dentre as várias modalidades de tratamento para esta patologia, os lasers de baixa intensidade têm ganhado destaque devido à sua efetividade clínica a curto e longo prazo. O objetivo deste trabalho foi demonstrar, por meio de uma revisão de literatura, a fundamentação científica e os trabalhos clínicos que suportam a utilização dos lasers de baixa intensidade para o tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical. Este trabalho realizou uma revisão da literatura baseada em artigos publicados entre 2002 e 2019 sobre os efeitos dos lasers de baixa intensidade para o tratamento da HD. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando-se as palavras-chave Dentin hypersensitivity, laser, soft laser, low intensity laser terapy, GaAlAs, diode lasers e hydrodinamic theory e clinical studies. Foi observado que os lasers mais utilizados são os de AsGa e AsGaAl, atuando nos comprimentos de onda infravermelho e vermelho, respectivamente. Foi verificado que os lasers possuem um efeito anti-inflamatório, analgésico e fotobiomodulador no tecido pulpar, aumentando o limiar de dor e fazendo com que os odontoblastos viabilizem formação de dentina terciária, de modo a auxiliar na redução dos sintomas da HD. Também foi observado que AsGa penetra mais profundamente no tecido biológico quando comparado ao AsGaAl, tornando-o mais eficiente no tratamento desta patologia, uma vez que mostra resultados imediatos e duradouros. Desta maneira, concluiu-se que a terapia a laser de baixa intensidade atua de maneira ampla e eficaz no tratamento da hipersensibilidade dentinária.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/966
Aparece nas coleções:2019/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA - REVISÃO DE L.pdf358,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.