Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/975
Título: ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PROGNÓSTICO DE DESORDENS POTENCIALMENTE MALIGNAS EM JOVENS, ADULTOS E IDOSOS.
Autor(es): SANTANA VINHAIS, ALICE
NASCIMENTO MACEDO, LETICIA
Palavras-chave: Eritroplasia.
Queilite
Líquen Plano
Leucoplasia
Neoplasia maligna
Data do documento: 2019
Resumo: O câncer bucal pode se desenvolver a partir de lesões precursoras, conhecidas como desordens potencialmente malignas (DPM), onde a leucoplasia é considerada a mais comum, seguida da Eritroplasia, Queilite Actínica e do Líquen Plano. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre as características clínicas, diagnóstico, tratamento e prognóstico de DPMs em jovens, adultos e idosos. Foi verificada a incidência em artigos de relatos de casos clínicos (case report) publicados em português, espanhol e inglês nas bases de 4 dados PUBMED e BIREME, entre 2009 a 2019 em revistas indexadas de acesso livre com descritores de termos pré-definidos. Em seguida foram levantadas as seguintes informações de cada artigo: qual desordem potencialmente malignas foi diagnosticada, gênero do paciente, idade, etnia, ocupação, país de origem do paciente, tipo de método de diagnóstico utilizado, fatores de risco presentes no diagnóstico, doenças sistêmicas presentes, local da lesão, tratamento e prognóstico, as quais serão inseridas em uma planilha eletrônica no Software Excel®. Os dados obtidos e as informações coletadas foram estudadas a partir de análise descritiva de frequência, contendo os valores absolutos e a porcentagem de cada grupo. Verificou-se que os PA e PI foram os mais acometidos pelas DMPs, sendo o Líquen Plano o mais comum em todos os grupos. Este grupo de pacientes também foi o único a apresentar comprometimento sistêmico. A localização anatômica das lesões foi distinta entre os grupos, assim como a terapêutica empregada. O diagnóstico, na maioria dos casos, foi realizado por meio de biópsia incisional e o tratamento instituído resultou em melhora da sobrevida, melhora significativa das lesões e até mesmo na cura dos pacientes. Esses achados permitem concluir que, as DMPs apresentam risco de transformação maligna, devendo ser precocemente diagnosticadas, encaminhadas e corretamente tratadas em todas as faixas etárias.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/975
Aparece nas coleções:2019/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PROGNÓSTICO DE DESORDENS POTENCIAL.pdf355,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.