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Título: O PLANEJAMENTO CIENTÍFICO DO ENSINO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE CURSOS TECNOLÓGICOS
Autor(es): Weitzel, Vânia Aparecida Borges
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural
Didática Desenvolvimental
Formação Continuada de Docentes.
Experimento Didático Formativo
Base Orientadora da Ação
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados de um Experimento Didático-Formativo realizado com nove professores dos cursos superiores tecnológicos da Universidade de Uberaba - UNIUBE. O projeto esteve vinculado a um projeto maior intitulado “Sistema de Métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição para a Didática Desenvolvimental”, dentro da linha “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a formação desses professores para o Planejamento Científico do Ensino. Trabalhou-se com professores de ambos os sexos, com média de trinta e dois anos de idade, e uma experiência média de seis anos na docência da Educação Superior. O trabalho recorreu à Psicologia Histórico-Cultural e à Didática Desenvolvimental para fundamentar a pesquisa. Os principais autores revisados foram: Vygotsky, Galperin, Talizina e Davidov. Autores como Aquino, Davidov e Márkova, Libâneo e Freitas também coadjuvaram o estudo da metodologia de pesquisa. A metodologia geral usada na pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo, uma modalidade de pesquisa baseada na intervenção para a formação e desenvolvimento dos sujeitos participantes. A análise dos resultados foi realizada com base nas evidências de apropriação da teoria por parte dos sujeitos, contidas nas suas falas e comportamentos e, sobretudo, a partir dos resultados das atividades de planejamento do ensino realizadas pelos professores. As conclusões do estudo evidenciaram que, quando se organiza um sistema de formação continuada adequadamente planejado e se motivam os sujeitos para transformarem sua prática, esses objetivos se cumprem plenamente. O experimento revelou também a importância do nexo entre teoria e prática nas ações formativas dos professores. Ainda, mostrou que ações de formação continuada podem ser desenvolvidas no contexto dos cursos universitários em instituições privadas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1013
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