Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1023
Título: ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, UBERABA, MG (2011-2013)
Autor(es): Guimarães, Tânia Mára Souza
Palavras-chave: Arte africana
Arte afro-brasileira
Livros didáticos
Educação básica
Interdisciplinaridade
Data do documento: 27-Mar-2015
Resumo: Como subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, este trabalho insere-se na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus fundamentos. Partindo de pressupostos legais que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e considerando a Arte como área de conhecimento, a pesquisa refere-se ao estudo da forma de abordagem da arte africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História e de Língua Portuguesa adotados do 6º ao 9º ano das redes públicas municipal e estadual de Uberaba, MG, no período 2011-2013. Nesse sentido é que se buscam respostas ou fundamentos à questão: o que é mencionado sobre a arte africana e a arte afro-brasileira nos livros didáticos de História e de Língua Portuguesa adotados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de Uberaba, MG? Dessa pergunta, e de outras formuladas durante o processo investigativo, decorre o objetivo proposto: analisar como se desvelam a arte africana e a arte afro-brasileira nos livros didáticos selecionados como corpus da pesquisa. O referencial teórico que constitui aporte para os estudos realizados abrange um estudo sobre interdisciplinaridade em Hilton Japiassu (1976) e Ivani Catarina Arantes Fazenda (2001, 2002 e 2008). A compreensão da Arte como conhecimento e o seu papel na educação tem aporte em Ana Mae Barbosa (1975, 1989, 2011 e 2012). A análise das imagens das criações artísticas africana e afro-brasileira e de textos de literatura fundamenta-se em princípios da pesquisa fenomenológica segundo Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2000, 2011 e 2012), a qual norteia todo o processo investigativo. A arte africana e afro-brasileira nos livros didáticos é vista a partir dos estudos realizados sobre a interdisciplinaridade, a arte, a educação e algumas políticas públicas que permeiam esses assuntos. Foram analisados 91 livros didáticos e neles observam-se menções à arte pré-histórica africana, com predominância das máscaras. A arte afro-brasileira é referida em alusões ao samba, à capoeira, ao lundu, ao congado e ao maracatu, embora quantitativamente inexpressivas. O mesmo ocorre em relação à literatura, sendo Mia Couto uma das referências. Há imagens de obras de artistas retratando o negro ou cenas da escravidão no Brasil, predominando Debret e Rugendas, e imagens de artistas brasileiros com influência africana, onde se destacam, embora também de forma quantitativamente inexpressiva, as obras de Aleijadinho, dentre outros. A criação artística nos livros didáticos refere-se predominantemente à escravidão africana, o que contraria o proposto na legislação pertinente que é a valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1023
Aparece nas coleções:TURMA 10

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÂNIA MÁRA SOUZA GUIMARÃES.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.