Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1172
Título: NO COMPASSO DA MÚSICA: A CONSTRUÇÃO DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMEI PROFESSORA CORNÉLIA YARA CASTANHEIRA
Autor(es): Gonçalves de Oliveira Andrade, Sirlei
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Ensino Musical. Educação Infantil.
Data do documento: 26-Fev-2018
Resumo: Essa pesquisa vem em consonância com uma busca pessoal, ao propor que a música seja vista, como um elemento vasto, revelador, constituinte da humanidade que está em todos os meios sociais, e a partir de então, um instrumento que possibilita a construção de um rico ambiente de aprendizagem. A linha de pesquisa adotada refere-se à Educação Básica: fundamentos e planejamento. O objetivo principal ao escolher a música como elemento de apreciação e ênfase cognitiva é para apresentar a mesma como uma relevante ferramenta que além da conotação cultural, que detém intrinsecamente o saber associado a uma evolução social ocorrida em décadas de aprendizagem e desenvolvimento, impelindo o ser humano preconizar o envolvimento na busca da arte, do belo e do enlevo, pelos sons, seja natural ou produzido por instrumentos afins, desde a mais tenra idade e também desde os primórdios a que se tem notícia, detalhados em estudos arqueológicos, propõe também um instrumento pedagógico bastante útil na constituição da Educação Infantil. A pesquisa retratada neste estudo realizar-se-á por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como abordagem, valer-se-á de critérios qualitativos. Os pressupostos teóricos deste estudo se fundamentam em Bréscia (2003), Brito (2003), Snyders (1992), Oliveira (2012), dentre outros que se apresentam ao longo desse texto. Buscar-se-á, ainda que de maneira concisa, apresentar os principais respaldos legais que determinam ou mesmo amparam a inclusão da música nos ambientes escolares, entre eles a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e especificamente a Lei Nº 11.769 (2008).
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1172
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sirlei Gonçalves de Oliveira Andrade.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.