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Título: AS “ATIVIDADES PRÁTICAS” PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Autor(es): Rocha, Débora
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos e Idosos. Ensino de Ciências. Sequências de Ensino Investigativa.
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, com objetivo de responder a seguinte questão: Como as Atividades Práticas podem contribuir para a construção de conceitos no ensino de Ciências no Programa PMEA - Programa Municipal de Educação de Adultos, Níveis 1, 2 e 3? É pesquisa de campo com caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada, no período vespertino, em uma sala de aula do PMEA. Essa sala de aula está instalada no CEAI – Centro Educacional de Assistência Integrada, com uma turma que atende Nível 1, 2 e 3, sendo participantes da pesquisa 24 alunos, todos com idade igual ou superior aos 60 (sessenta) anos, sendo 22 (vinte e duas) mulheres e 02 (dois) homens. Realizamos leituras dos documentos que instituem o Programa PMEA, quais sejam: Plano de Ação e Referência da Rede Municipal de Ensino / Versão preliminar 2018. Realizamos, também, leituras sobre os conceitos que irão constituir a pesquisa, quais sejam: Krasilchik (1988, 1992, 2000, 2008) para contextualizar a História do ensino de Ciências; Krasilch, Delizoicov e Angotti (1992), Castoldi e Polinarski (2009), Sasseron e Carvalho (2011), Carvalho (2009 e 2018), dentre outros que estão citados ao longo do texto para caracterizar e conceituar o papel das Atividades Práticas para o ensino de Ciências. As “Atividades Práticas” contemplam situações do contexto dos alunos, levaram em conta os conhecimentos prévios. Todo o processo de elaboração e de desenvolvimento das “Atividades Práticas fundamenta-se o ensino de Ciências por investigação, por meio de Sequências de Ensino Investigativo (SEI). A escolha dos conteúdos, para elaborar as Atividades Práticas, foi feita mediante os conteúdos de Ciências propostos na Matriz Curricular do PMEA (UBERLÂNDIA, 2017). Foram desenvolvidas 5 Atividades Práticas que abordam: A Pirâmide Alimentar; identificação de amido e vitamina C; O ciclo da água; A condução da água nas plantas; As fases da Lua. A produção de dados aconteceu na sala de aula, por meio da realização das “Atividades Práticas”. Foram utilizados diferentes instrumentos, quais sejam: registros fotográficos, notas de campo e rodas de conversa. A construção dos resultados a partir da produção dos dados, baseou-se no método da triangulação, cruzando as: Observações durante a realização das atividades práticas; Os registros realizados durante a realização da Atividade Prática; E os diálogos estabelecidos nas Rodas de conversa. Os resultados demonstraram que as Sequências de Ensino Investigativa possibilitam os alunos a compreenderem os conceitos de Ciências, ademais permitiu enriquecer com conceitos científicos os conhecimentos populares do contexto vivido pelos alunos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1184
Aparece nas coleções:2019

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