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dc.contributor.authorHaber, Thalita Haber-
dc.date.accessioned2020-05-20T14:33:41Z-
dc.date.available2020-05-20T14:33:41Z-
dc.date.issued2012-03-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1202-
dc.description.abstractEsse trabalho tratou da avaliação, por considerá-la parte imprescindível do processo de ensino-aprendizagem. A questão/problema que orientou a pesquisa foi: como as concepções sobre avaliação influenciam a prática avaliativa dos professores? Procurou-se desvelar a relação que se estabelece entre o que os professores pensam sobre a avaliação e como avaliam de fato. A relevância da pesquisa diz respeito ao fato de que os tipos de avaliação adotados e praticados revelam uma preocupação exacerbada voltada para a promoção, isto é, para as notas. O objetivo da pesquisa é analisar a maneira como as concepções de avaliação se manifestam nos instrumentos de avaliação dos professores, com a tentativa de verificar de que maneira a avaliação é realizada no contexto educacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no Ensino Fundamental I, em duas escolas da Região Sudeste do Brasil (uma particular e uma pública), na qual foram realizadas entrevistas com doze professoras e uma pesquisa documental com os Planos de Gestão e com instrumentos de avaliação utilizados pelos sujeitos da pesquisa. Na pesquisa bibliográfica, foram tratados os aspectos conceituais e históricos da avaliação, que são determinantes na maneira como ela é praticada hoje, bem como as implicações das políticas públicas nesse mesmo contexto. Ficou evidenciado que a concepção e a prática que baseiam a avaliação como sinônimo de prova são uma realidade nas escolas. Observou-se que a cultura da disciplina que prevalece na nossa sociedade favorece o controle social em detrimento da autonomia dos indivíduos e esses aspectos refletem diretamente no que acontece em sala de aula. A análise dos dados (das entrevistas e dos documentos) mostraram que, apesar das concepções dos sujeitos pesquisados demonstrarem conhecimento das novas teorias de avaliação, a inércia do sistema vigente se sobrepõe às suas possibilidades de incorporar essas concepções às práticas.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectConcepções de avaliaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.titleA RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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