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dc.contributor.authorBueno, Flaviane de Fátima Lima-
dc.date.accessioned2020-05-20T15:30:21Z-
dc.date.available2020-05-20T15:30:21Z-
dc.date.issued2016-12-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1208-
dc.description.abstractCom o tema arte na educação inclusiva, esta dissertação integra-se à linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, ao Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia – NEPAFi, e ao projeto temático Interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Tem como referencial teórico o ideário de Lúcia Helena Reily e parte da seguinte questão: qual o sentido do ensino da arte para a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular? O objetivo mais amplo deste trabalho é compreender o sentido do ensino de Artes na inclusão escolar de alunos com deficiência. Para alcançá-lo, abrange um estudo teórico e descritivo em uma abordagem qualitativa e segundo o entendimento de Lüdke e André. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com aporte em Lima e Mioto e uma análise documental das políticas públicas relacionadas à temática deste trabalho, fundamentada em Sá-Silva, Almeida, Guidane. Em relação aos resultados, observa-se que o ensino da arte foi, inicialmente, utilizado junto a pessoas com deficiências, contribuindo para seu desenvolvimento formativo. Na escola regular inclusiva existem inúmeros estudos e relatos de experiência, nos quais observa-se que a linguagem artística desenvolve a autoestima dos alunos com deficiência, estimula o seu potencial criativo e, por meio de diferentes atividades e materiais, os discentes conversam e são ouvidos, conhecem e sentem diferentes texturas, cores, formas e ritmos. Esses momentos de livre expressão podem permitir situações de segurança, favorecer o desenvolvimento das crianças e jovens e constituir momentos importantes para a socialização e aprendizagem em uma atitude interdisciplinar. Em relação às políticas educacionais vigentes, nota-se que elas explicitam uma proposta de inclusão na escola, dando direito aos alunos com deficiência de se matricularem nas salas do ensino regular. Conclui-se que as linguagens artísticas se tornam aptas para colaborar na inclusão da criança e do jovem no ensino regular. Há, no entanto, a necessidade de criação de programas direcionados à formação de educadores para atuarem na disciplina de Artes junto aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO SENTIDO DA ARTE NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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