Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Elisabete Ferreira-
dc.date.accessioned2020-06-15T11:14:22Z-
dc.date.available2020-06-15T11:14:22Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1238-
dc.description.abstractAs necessidades de formação continuada de professores da educação superior no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, no município de Uberaba (MG), são o objeto desta tese. A investigação sobre professores da educação superior, em dois campi do IFTM, o Campus Uberaba e o Campus Uberaba Parque Tecnológico conduziu à constatação de necessidades formativas específicas considerando a diversidade do público atendido e a complexidade do trabalho desenvolvido. A investigação sobre a formação continuada caracterizada como o processo que ocorre durante a trajetória profissional foi desenvolvida no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPIDE), na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender as necessidades de formação continuada de professores, para, em confronto com as proposições de políticas públicas para a área no Brasil, e em articulação com as propostas disponíveis na literatura atual, propor um modelo de [trans]formação continuada para professores do IFTM. Esse objetivo geral foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: elaborar uma síntese das políticas sobre formação continuada de professores no Brasil; sistematizar os resultados mais importantes de pesquisa sobre formação continuada de professores no Brasil; identificar e analisar as necessidades de formação continuada de professores no IFTM; estabelecer as relações entre políticas públicas, resultados científicos da área e as necessidades de formação continuada dos sujeitos da pesquisa e analisar quais necessidades formativas docentes contribuem para a proposição de um modelo para a formação continuada de professores no IFTM. A pesquisa de abordagem mista (quanti-qualitativa) adotou os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e um questionário exploratório aplicado aos professores no IFTM. Na pesquisa bibliográfica e documental foram identificados e analisados os conceitos: formação continuada docente, ação educativa, processos formativos, modelo de formação de professores. O materialismo histórico dialético consistiu-se no referencial epistemológico que fundamentou o encaminhamento da trajetória investigativa. A pesquisa de campo pode identificar e ressaltar os desafios: o teórico e o prático, o individual e o coletivo, a formação e o ensino, o objetivo e o subjetivo vividos pelos professores no IFTM que estão presentes na proposta formativa. Os resultados apontam que as trajetórias formativas docentes em um contexto institucional organizado para essa finalidade compõem o modelo de [trans]formação continuada capaz de desencadear o aprender ser professor. Essa aprendizagem tem que ser planejada e esse planejamento ocorrerá na perspectiva de uma ação conjunta que irá paulatinamente construindo uma pedagogia para o ensino superior envolvendo a aprendizagem e o desenvolvimento de ser professor. O fortalecimento do coletivo de estudos é essencial para a construção da práxis educativa a partir da aprendizagem por conexão e não apenas lineares. O modelo de [trans]formação docente está alicerçado na cultura institucional e na identidade docente, inserido no contexto nacional atual da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectFormação continuada docentept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectModelo de [trans]formação docentept_BR
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO IFTM: um modelo de [trans]formaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisabete Ferreira Borges PMD - 2 (1) (1).pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.