Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simão de Souza, José | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T17:41:54Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T17:41:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1717 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação e produto, têm por objetivo estudar como ocorrem as visitas educativas dos alunos das escolas de Uberlândia ao Departamento Municipal Água e Esgoto - DMAE. Esta atividade é desenvolvida pela Gerência Ambiental da citada empresa de saneamento através do Programa Escola Água Cidadã. Estas visitas têm por finalidade conscientizar discentes e familiares sobre o uso racional da água, desencadeando assim uma mudança de hábitos. As visitas estão de acordo com as orientações da educação ambiental e são promovidas em parceria com as escolas. Para melhor compreensão e avaliação dessa ação, será empregado o Método Yale de Mudança de Atitude, um procedimento que enriquece o processo comunicativo dentro das instituições. Ele procura clarear a importância de QUEM DIZ, DIZ O QUÊ, DIZ PARA QUEM. Oriundo da psicologia social e focado nas sutilezas da comunicação humana, o Método Yale introduz o aspecto emotivo da comunicação. A informação isolada não alcança o sujeito, mas a aproximação do nível das emoções muda o cenário da comunicação. A mudança de hábito depende da sensibilização, que não ocorre com o simples fato de informar. Assim, é necessário formar emotivamente, nesse sentido, o cidadão para o respeito pelo meio ambiente. A Constituição Federal estabelece que o meio ambiente é responsabilidade de todos, e os governos têm o dever de participar da recuperação e preservação dos recursos naturais, através das políticas públicas, sendo que a educação ambiental depende dessas políticas para desenvolver projetos de conscientização. Foram apresentadas, desse trabalho, as etapas do tratamento de água: a captação, a adição de coagulante, o processo de coagulação e decantação, a filtração e a desinfecção com uso de produtos químicos, até a chegada da água às residências, e a importância do saneamento para a saúde humana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Conservação da Água. Educação ambiental. O método Yale de Comunicação. | pt_BR |
dc.title | O MÉTODO YALE E AS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDADAS PELO PROGRAMA “ESCOLA ÁGUA CIDADÔ EM UBERLÂNDIA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Simão de Souza - PDF.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.