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dc.contributor.authorDias, Renata Flávia Nobre Canela-
dc.date.accessioned2022-12-08T14:39:49Z-
dc.date.available2022-12-08T14:39:49Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2045-
dc.description.abstractAs Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina recomendam que a estrutura curricular deve possibilitar um ensino crítico, reflexivo e criativo, que propicie a autonomia ao estudante, orientado pelo princípio da ação-reflexão-ação. O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e o do Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc, acompanhando os movimentos nacionais, realizaram mudanças curriculares, culminando com a adoção de Metodologias Ativas de Aprendizagem, para a formação do futuro médico. Nesse cenário, este estudo, inserido na linha de pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem”, do PPGE/Uniube, e integrante de uma proposta maior, vinculada à RIDEP - Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, intitulada “Desenvolvimento profissional de professores da educação superior: contribuições da Teoria das Representações Sociais”, propõe o desenvolvimento desta pesquisa. Toma como objetivo geral, compreender as representações sociais dos docentes dos cursos de Medicina, de Montes Claros (MG), sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem e suas implicações na formação do aluno. Pesquisa de natureza quanti-qualitativa ou mista, adotou como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e a abordagem estrutural de Abric (2000). Participaram da pesquisa 58 docentes e quatro alunos egressos dos cursos. Os docentes foram os que atenderam aos critérios de possuírem mais de três anos de experiência acadêmica, desenvolvendo atividades laborais do início, meio e fim dos cursos. Os egressos dos cursos foram os participantes que atualmente estão lecionando em uma das Instituições pesquisadas e que vivenciaram a formação acadêmica a partir das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Para a coleta dos dados, além da utilização de um questionário, contendo questões abertas e fechadas e a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras utilizou-se também de entrevistas de grupos focais e do tipo follow up. Para a análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais e dos fundamentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), foram utilizados os softwares EVOC e Iramuteq. O primeiro, a partir das palavras evocadas na TALP, identificou o núcleo central e sistema periférico das representações. O segundo auxiliou na categorização das questões abertas do questionário. Os resultados desta pesquisa possibilitaram compreender que, embora as representações sociais denotam implicações positivas das Metodologias Ativas sobre a aprendizagem do aluno, como uma metodologia que estimula a autonomia a partir da resolução de problemas que conduz a reflexão, ainda é preciso investir na capacitação e comprometimento docente, no protagonismo do estudante, no abandono de posturas tradicionais e de uma ambientação do estudante na Metodologia. Conclui-se, portanto, que embora o processo de implementação das Metodologias Ativas considera as características de um bom método e que os conhecimentos produzidos têm contribuído para formação de um novo perfil do médico, os estudos desta tese sugerem a continuidade do processo de formação e desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos, bem como a capacitação dos alunos para a prática do desenvolvimento do PBL.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectCurso de Medicinapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE MEDICINA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTESpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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