Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2119
Título: Complexo Aquático:
Título(s) alternativo(s): treinamento e formação de atletas
Autor(es): Silva, Thales H. P.
Palavras-chave: Complexo Aquático
Arquitetura Esportiva
Esporte e Arquitetura
Centro de Treinamento
Data do documento: Dez-2019
Resumo: A natação vem ao longo dos anos mostrando-se como um dos esportes mais populares no Brasil, sendo encontradas piscinas para a prática da natação em praticamente todos os municípios da Federação. No entanto, o mesmo não acontece com os demais esportes aquáticos praticados em piscinas, seja pela infraestrutura necessária, manutenção, gastos ou até mesmo a falta de disseminação desses esportes para a grande massa, através de políticas de inclusão e incentivo ao esporte. Considerando isso, aliamos à hipótese de que há, ao mesmo tempo, um grande potencial encontrado em Uberaba e região para a formação de atletas. Pensado nisso, o presente trabalho pretende ser o ponto de partida para a proposta de um projeto arquitetônico para um Complexo Aquático em Uberaba. O projeto funciona como um grande centro de treinamento, com áreas para lazer, educação, alimentação, moradia, acompanhamento psicossocial e um ginásio para competições. Este equipamento, por sua vez, tem como objetivo, atender primeiramente crianças e jovens no intuito de formar atletas para competições, através de políticas e programas bancados pelo poder público, podendo ter parcerias com a iniciativa privada. Para isso, foram realizados estudos projetuais como referenciais arquitetônicos; análise textuais, de tabelas e legislação; elaboração de mapas morfológicos e planos de massas, verificando que há, de fato, a viabilidade e real necessidade para a proposta de um projeto nesta escala para a cidade. O partido surge da necessidade em resolver o grande desnível do terreno escolhido. A partir disso, optou-se trabalhar com a separação entre os edifícios, uma vez que todos eles estarão situados em cotas diferentes. Outro partido adotado foi a altura do gabarito no próprio projeto, para que nenhum edifício sobressaia em altura sobre o outro. Por fim, o conceito surge a partir da representação simbólica da água, onde, emergindo de uma praça pública, espaço de lazer e interação social, nos leva até a porta de entrada para a realização do objetivo principal deste trabalho, o ensinamento do esporte.
Descrição: Projeto arquitetônico para um centro de treinamento de natação, com áreas para lazer, educação, alimentação, moradia, acompanhamento psicossocial e um ginásio para competições com foco na formação de atletas para competições.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2119
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CADERNO-ComplexoAquatico.pdf11,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHAS-ComplexoAquatico.pdf18,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.