Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2165
Título: O TRABALHO DO ENFERMEIRO DOCENTE NO CAPITALISMO NEOLIBERAL
Autor(es): Cunha, Andreza Fabiana da
Palavras-chave: Trabalho docente
Enfermeiro
Capitalismo neoliberal
Data do documento: 2012
Resumo: Pesquisas que relacionam as reformas neoliberais nos países da América Latina, em especial no Brasil, e o impacto dessas transformações na educação e no trabalho docente vêm sendo ressaltadas na literatura especializada nos últimos anos. Apesar da crescente expansão do Ensino Superior e o aumento do número de cursos de graduação em Enfermagem, nas últimas duas décadas, estudos que investigam a trajetória do enfermeiro docente e como o seu trabalho tem manifestado e reagido à nova configuração do trabalho são escassos. Desse modo, questionou-se como os estudos dos professores enfermeiros apresentam a temática do trabalho docente, de suas características e condições, frente ao impacto das transformações do Ensino Superior na era do capitalismo neoliberal. Objetivou-se compreender como os estudos dos professores enfermeiros apresentam a temática do trabalho docente, de suas características e condições, frente ao impacto das transformações do Ensino Superior na era do capitalismo neoliberal. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo e exploratório, por intermédio da revisão bibliográfica e mediatizado pela revisão sistemática da literatura. A amostra contou com 18 estudos publicados e disponíveis on-line na base de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, resgatados a partir do cruzamento dos descritores “docência e enfermagem” e “trabalho, docente e enfermagem”. Os estudos foram submetidos ao processo de categorização e a partir de suas análises formulou-se três categorias, sendo elas: tratamento da temática trabalho docente; impacto das transformações do ensino superior no trabalho docente do enfermeiro; características e condições do trabalho docente do enfermeiro. Na primeira categoria, identificou-se que os elementos que mais emergiram foram a formação do enfermeiro professor e os saberes docentes necessários para a sua prática, a importância e a abrangência de seu trabalho e os sentimentos de prazer e sofrimento que envolve o seu cotidiano. Na segunda categoria, verificou-se que a enfermagem, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, assume o discurso de formação de profissionais para o atendimento do mercado de trabalho, sofrendo a influência do neoliberalismo no Ensino Superior e as demandas do mercado de trabalho, principalmente no que tange ao cumprimento das diversas exigências institucionais e às dificuldades encontradas nos campos de prática clínica. A última categoria revela as características e as condições do trabalho do professor enfermeiro no que concerne principalmente à baixa remuneração, a intensificação e extensificação de sua jornada de trabalho. Considera-se que muitas são as responsabilidades e os intervenientes no processo de trabalho do professor enfermeiro. No entanto, não são discutidos os motivos que levam os professores a assumirem tais responsabilidades e principalmente, não se discutem a origem de tais problemas. Conclui-se que a docência em enfermagem é concebida em meio à realidade de duas grandes áreas, saúde e educação, tidas constitucionalmente como dever do Estado e direito do cidadão. Essas áreas sofrem influência direta do modelo capitalista atual e em muito são determinadas pela política de mercado de massa, o que pode interferir no trabalho docente do enfermeiro e contribuir na qualidade do ensino de enfermagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2165
Aparece nas coleções:TURMA 6

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA FABIANA DA CUNHA.pdf655,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.