Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Andréa Fabiane Machado | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T16:28:17Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T16:28:17Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2170 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa que ora apresentamos ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE representa um estudo teórico e documental com o objetivo de compreender o processo de organização da instrução pública em Patos de Minas/MG no contexto republicano de 1889 a 1928. O marco temporal estabelecido se deve, em princípio, ao processo de formação da cidade de Patos de Minas ter ocorrido em períodos próximos à consumação da República e sua elevação à categoria de cidade, em 1892, em plena efervescência republicana. O ano de 1889 marcou a transição entre formas de governo e, consequentemente, marcou uma nova visão para a educação, sobretudo, para a instrução pública primária. A esse fato sobrepõe a justificativa de implantar reformas educacionais para organizar a instrução pública e ampliar as oportunidades educacionais para a população, fortalecendo, assim, os caminhos da modernização e do progresso na sociedade em configuração. O ano de 1928 representa o marco final, com a publicação dos últimos decretos que deram início à implantação da Reforma Francisco Campos em Minas Gerais. Para a execução dessa pesquisa, foi realizado o estudo historiográfico, ancorado pela Escola de Annales, a revisão da literatura especializada e a pesquisa documental, cuja base de dados é composta por um manancial de fontes como: jornais, legislações educacionais, termos de visita dos inspetores de ensino de época, atas da Câmara Municipal, atos do Executivo e correspondências trocadas entre diretores, inspetores e governo. Os jornais selecionados para análise foram: O Trabalho, O Commercio, Cidade de Patos e Jornal de Patos. Por meio desse estudo, pudemos concluir que a idealização e a materialização da instrução pública primária, ministrada nos grupos escolares, estabelecimentos exclusivamente criados para esse fim, era, na concepção dos republicanos, o instrumento eficiente para formar o cidadão e elevar o país à condição de nação civilizada. Dessa forma, à educação era confiada a nobre missão de formar o homem da República para a República, o homem urbanizado, civilizado e, principalmente, capaz de se adequar às novas regras de uma sociedade que buscava se alicerçar nos pilares do trabalho e da ordem pública. Transitando do contexto macro para o contexto micro, percebemos que Patos de Minas não foge a essa regra. Convencida pelas perspectivas de mudanças que poderiam ser geradas na sociedade por meio da instrução pública, a “elite” e a edilidade de Patos de Minas não mediram esforços para dotar o município com a instalação do Grupo Escolar em 1917, expressão máxima do progresso no campo da educação na cidade e base para outros melhoramentos vindouros. | pt_BR |
dc.subject | Primeira República | pt_BR |
dc.subject | Instrução Pública | pt_BR |
dc.subject | Grupo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Patos de Minas | pt_BR |
dc.title | A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM PATOS DE MINAS-MG NO CONTEXTO REPUBLICANO DE 1889 a 1928 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉA FABIANE MACHADO DINIZ.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.