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dc.contributor.authorFreitas, Monica Caldeira Madeiros-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:09:36Z-
dc.date.available2023-01-18T17:09:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2175-
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de um processo de investigação desenvolvido junto ao Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Cultura e Processos Educativos, da Universidade de Uberaba. Possui como objetivo geral aprofundar conhecimento sobre o currículo do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (ESTES/UFU). Investiga-se também a conjuntura da formação dos profissionais de nível médio em enfermagem (técnicos e auxiliares) a partir do currículo. A definição do recorte temporal da pesquisa (1998 a 2004) está atrelada a mudanças ocorridas na matriz curricular do Curso aqui estudado, que deram início à educação profissional por competências, inaugurando uma nova configuração de ensino, definida pela legislação educacional brasileira. Esta pesquisa caracteriza-se como teórica e documental, com abordagem qualitativa. Optou-se pela adoção do materialismo histórico-dialético na versão do filósofo Lucien Goldmann (1979). A escolha por tal tipo de fundamentação teórico metodológica é pelo fato de que ela possibilita uma compreensão abrangente e contextualizada sobre o currículo da ESTES/UFU. A análise teórica também está fundamentada em autores do campo do currículo, como José Gimeno Sacristán (2007, 2008, 2011), Tomaz Tadeu da Silva (2009, 2011), Antônio Flavio Moreira (1990, 2009), Michael Apple (1982), entre outros que discutem as questões curriculares. Ainda para a análise foram realizadas leituras de leis, decretos, resoluções, pareceres e publicações sobre o tema abordado, assim como documentos escritos e impressos localizados no Arquivo Geral da Universidade Federal de Uberlândia, nos arquivos da Escola Técnica de Saúde e no Núcleo de Preservação da Memória, também da UFU – sobretudo os que tratam das matrizes curriculares. Espera-se com isso subsidiar a produção de conhecimentos sobre o processo de formação do profissional Técnico em Enfermagem e, fundamentalmente, preencher uma lacuna existente no que se refere a estudos relacionados às matrizes curriculares da instituição de ensino aqui pesquisada.pt_BR
dc.subjectFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.titleESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE: um estudo sobre matrizes curriculares e a educação profissional por competências (1998-2004)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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