Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2176
Título: TEATRO NA ESCOLA: contribuições da Educação Popular e da Pesquisa-Ação
Autor(es): Ayala, Rita Márcia
Palavras-chave: Teatro
Escola
Bullying
Educação Popular
Pesquisa-ação
Data do documento: 2012
Resumo: Esta pesquisa investiga a presença do Teatro na escola mediante a contribuição da Pesquisa-ação e da Educação Popular. Para tanto, reflete sobre o Teatro em uma perspectiva histórica, e sobre a formação de ator. Busca compreender o que significa o Teatro na escola, e de que maneira esta presença pode se afirmar, contribuindo para o desenvolvimento integral do educando, e integrando o contexto de práticas educativas desenvolvidas na escola sem perder a própria identidade e a função que o distingue como Arte Cênica, fruto da liberdade de criação e de expressão. Para criar as condições necessárias ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa, uma Oficina de Teatro está sendo realizada. O tema gerador desta oficina foi escolhido pelos participantes da pesquisa, que estão fazendo um estudo, o qual visa favorecer a compreensão da sua própria realidade em relação ao bullying, conhecer melhor este tipo de micro violência e planejar formas de superação ou minimização dos seus efeitos no ambiente escolar. Nesta perspectiva de trabalho o Teatro na Escola está emergindo no conjunto de ações e reflexões do grupo formado por atores da pesquisa e pelo autor desta, como uma prática educativa que pode contribuir para a formação humana e a formação do sujeito ético.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2176
Aparece nas coleções:TURMA 8

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITA MARCIA AYALA.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.