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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alto, Rosana Lacerda Monte | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:49:02Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T17:49:02Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2177 | - |
dc.description.abstract | A Educação do Campo vem conquistando espaço em debates e políticas educacionais no cenário brasileiro e não se concretiza sem reconhecer a existência do campo, de sua realidade histórica e dos sujeitos que nele vivem, compreendendo seus processos culturais, sua socialização e as relações de trabalho vivenciadas por esses sujeitos em suas práticas cotidianas. Nesse sentido, a Educação do Campo busca manter e legitimar a identidade dos homens e mulheres do campo, além de respeitar e valorizar os diferentes saberes e fazeres já construídos, a partir de suas histórias de vida. O presente trabalho busca compreender como a Educação do Campo vem se dando entre populações quilombolas de uma comunidade de Minas Gerais (comunidade quilombola Justa I, situada no município de Manga/ MG). Considera-se que, para garantir uma melhor percepção do cotidiano, da cultura e das tradições da população quilombola, é imprescindível alcançar um profundo conhecimento das histórias de vida deste povo, das suas vivências e das suas experiências no dia-a-dia. Como os remanescentes quilombolas educam e se educam em seu cotidiano e como a Educação do Campo vem dialogando com esses saberes e fazeres, a partir das “Histórias de vida”, foram os objetivos aqui propostos. Os resultados da pesquisa apontam para o PRONERA, no município de Manga/MG, que veio a fortalecer a Educação do Campo, à medida em que forma profissionais da educação, capazes de desenvolver um ensino voltado para o diálogo e a construção própria do conhecimento dessas comunidades quilombolas. Os quilombolas (Justa I), por sua vez, considera “saber” o conhecimento formal adquirido na escola, embasam seus valores no trabalho, família e território e a educação (formal ou não) é presente na vida cotidiana dos remanescentes quilombolas de Justa I, impressa nos seus fazeres e nos seus saberes múltiplos. Justifica-se a natureza deste estudo como possibilidade de resgatar a cultura quilombola nos processos educativos destas populações, valorizando os seus múltiplos conhecimentos e práticas sociais. | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Saberes tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.title | SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: diálogos com a Educação do Campo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ROSANA LACERDA MONTE ALTO.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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