Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2178
Título: | PESQUISA E PRODUÇÃO DIDÁTICA: REVISITANDO OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UEM, UFPel E UNIVALI |
Autor(es): | Castro, Sonia Helena de |
Palavras-chave: | Pesquisa Didática Produção Didática Região Sul |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE. O interesse pela pesquisa foi decorrente da minha vivência como profissional da educação na rede municipal, estadual e ensino superior. O objeto de estudo da pesquisa é a situação da pesquisa e da produção na área de Didática, no período de 2004 a 2010, no contexto dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) na região sul do Brasil. O problema gerador da pesquisa que se coloca é: Qual é a situação da pesquisa e da produção na área de Didática, no período de 2004 a 2010 nos PPGE da Universidade Estadual de Maringá (UEM); da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) na região sul do Brasil? As questões que nortearam o problema de investigação foram: a) Como descrever os PPGE que são objeto de estudo? b) Qual é a situação da pesquisa na área de Didática, no período de 2004 a 2010, nos PPGE que são objeto de estudo? c) Qual é a situação da produção na área de Didática, no período de 2004 a 2010, nos PPGE que são objeto de estudo? d) Como comparar a situação da pesquisa e da produção, no período de 2004 a 2010, nos PPGE que são objeto de estudo? Partindo do problema e das questões norteadoras, o objetivo geral que direcionou a busca investigativa consiste em compreender o estado atual da pesquisa e da produção intelectual na área da Didática, no período de 2004 a 2010. Seguiu-se uma metodologia mista de pesquisa no contexto geral de um estudo de caso instrumental e coletivo. A coleta de dados e informações se realizou por meio da revisão bibliográfica, da pesquisa e análise documental, assim como dos dados levantados sobre a produção e a pesquisa em didática nos Programas estudados. Para a análise das informações realizou-se uma comparação entre os resultados do estudo dos três Programas de Pós Graduação em Educação que foram objeto de estudo. Os resultados da investigação traçam o quadro geral da pesquisa e da produção na área de didática nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade do Vale do Itajaí. Esses resultados são correlacionados com a teoria Didática e com achados de pesquisas precedentes. Indicam-se dificuldades e mostra-se a necessidade de novas pesquisas na área. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2178 |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SÔNIA HELENA DE CASTRO.pdf | 936,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.