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dc.contributor.authorSantana, Taciane Cristina-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:53:57Z-
dc.date.available2023-01-18T17:53:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2179-
dc.description.abstractA função da avaliação no estágio pode ser o direcionamento das competências a serem adquiridas ou melhoradas. Estudos sobre esse processo avaliativo específico são necessários para uma melhor sistematização e fundamentação. O presente trabalho trata da prática avaliativa no estágio supervisionado em fisioterapia de duas Instituições de Ensino Superior. Dentre os questionamentos da pesquisa estão: de que maneira vem ocorrendo o processo de avaliação dos estudantes no estágio supervisionado em fisioterapia? De que forma ocorre a fundamentação da prática avaliativa em cada curso, observando os Projetos Políticos Pedagógicos dos mesmos? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de avaliação dos estudantes no estágio supervisionado em fisioterapia. Para tanto, os objetivos específicos foram: identificar em que momento e por meio de quais instrumentos a avaliação vem sendo realizada, conhecer os critérios utilizados pelos professores; analisar a adequação e legitimidade dos instrumentos utilizados segundo os sujeitos envolvidos; verificar a fundamentação da prática avaliativa por meio dos Projetos Políticos Pedagógicos de cada curso. O referencial teórico para o tema avaliação foi Luckesi (2003, 2011), Clarilza Souza (1991), Perrenoud (1999, 2001) e Domingues Fernandes (2006). No campo do estágio, foram utilizados Pimenta (2010), Barreiro e Gebran (2006), Caires e Almeida (2000). Foi realizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos supervisores do curso de fisioterapia e estudantes do último ano da graduação do referido curso de duas universidades mineiras (uma pública e uma privada). Os dados foram categorizados pelo método Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Foi realizada ainda Análise Documental das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Projeto Político Pedagógico de cada curso. Com intuito de relacionar os dados obtidos no questionário e nas entrevistas, os documentos e o referencial teórico, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados (TRIVIÑOS, 2008). Nas considerações finais é apontada a necessidade de uma elaboração criteriosa do Projeto Político Pedagógico dos cursos, considerando as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, fundamentando a prática avaliativa nas competências necessárias a formação integral do futuro fisioterapeuta. E a partir dai, a definição de critérios específicos para nortear a avaliação e poder contribuir para o crescimento do estudante e uma melhor formação profissional.pt_BR
dc.subjectEstágio em Fisioterapiapt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DO ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES E DE ESTUDANTESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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