Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Thereza Carolina Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-01-18T18:49:14Z-
dc.date.available2023-01-18T18:49:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2180-
dc.description.abstractUm dos problemas da atualidade, na educação, é o comportamento antissocial dos estudantes. O presente estudo investigou se a existência e manutenção de um código de conduta nas universidades poderia figurar como uma nova forma de tratar a questão da educação em valores, como um instrumento educativo que proporcione a vivência cotidiana e rotineira dos valores. Dessa forma, o estudo consistiu num levantamento, descrição e análise comparativa do código de ética de duas instituições brasileiras de ensino superior: a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O objetivo geral foi investigar de que maneira a existência de um código de conduta poderia contribuir para a formação de valores e princípios em jovens universitários, transformado-os em hábitos. Dentre os objetivos específicos, destacaram-se: levantar a produção bibliográfica e documental, relacionada ao tema e ao problema da pesquisa; identificar e examinar os fundamentos e pressupostos nos quais foram embasados os códigos das universidades investigadas e analisar como alguns valores, preceitos, como também a ética e a moral foram abordados e tratados nesses documentos. Como referencial teórico, elegemos os filósofos e autores cujos pensamentos possuem convergência entre ética, disciplina e educação como Rousseau (1995), Kant (1996), Platão (1997), Savater (2002), Charlot (2005), Biaggio (2006), Moretto (2007), Araújo (2007), Puig (2007), Schulz (2008), Bombino (2009), Dalarosa (2009) e Aristóteles (2009). Em Morin (2003), La Taille (2008), Cortella (2009) e Vazquez (2001), buscamos auxílio quanto às definições de conceitos como cultura, ética e moral, apresentados e defendidos em nosso trabalho. As considerações finais revelam que se as normas e regras expressas em um código moral (de ética ou de conduta) não forem praticadas e vivenciadas cotidiana e rotineiramente, o código torna-se “letra morta”, não passando de um texto, um documento o qual deve ser apenas consultado quando problemas de convivência surgirem. Dessa forma, a vivência diária de valores expressos em um código de conduta, auxilia, e muito, na fixação desses, até que o agir de forma refletiva e com base em valores socialmente desejáveis, se torne um costume ou mesmo um hábito para os estudantes contribuindo, dessa forma, para a formação de cidadãos éticos, conscientes e responsáveis de seus atos.pt_BR
dc.subjectComportamento antissocialpt_BR
dc.subjectCódigo de condutapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectFormação em valorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCÓDIGO DE CONDUTA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO EM VALORES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 8

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THEREZA CAROLINA GONÇALVES VIEIRA.pdf809,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.