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Título: EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE UMA IES DO TRIÂNGULO MINEIRO, MG, NA MODALIDADE EaD
Autor(es): Junior, Antonio José D' Almeida
Palavras-chave: Cursos de engenharia
Educação a Distância
Evasão
Tecnologias
Trabalho Docente
Data do documento: 2015
Resumo: A investigação apresentada nesta dissertação segue a linha de pesquisa ―desenvolvimento profissional e trabalho docente‖ e tem como objeto de estudo a evasão discente nos cursos de engenharia na modalidade educação a distância (EaD) em instituição particular do Triângulo Mineiro, MG. Seu objetivo geral foi investigar os fatores que explicam a evasão dos ingressantes nos cursos de engenharia com vistas a mapeá-la e destacar as variáveis do fenômeno; assim com procurar sua relação com o trabalho docente e tecnologias digitais e, por fim, compreender se a evasão é motivada pela natureza do curso, pelo tipo de trabalho docente nela desenvolvido ou pela intensidade do uso de mídias e recursos tecnológicos digitais. Os referenciais teórico-conceituais vêm de Castells (2006), Gouvêa e Oliveira (2006), Kenski (2007), Laudares (2004; 2013), Lobo (2012), Mill (2012), Moran (2001), Silva (2013) e Vargas (2006). A metodologia da investigação — de abordagem quanti qualitativa descritiva — incluiu levantamentos bibliográficos, documentais e aplicação de questionário semiestruturado. Foram realizadas a coleta e análise dos dados de matriculados no ensino superior nos cursos de engenharia na modalidade EaD disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pela instituição estudada. A pesquisa bibliográfica teve como fontes o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o website SciELO. Centrou-se nas contribuições teóricas de autores que produziram estudos em forma de artigos e dissertações sobre evasão, tecnologia e trabalho docente no período 2009–14. Constatou-se que na IES pesquisada o número de matriculados em engenharia na modalidade EaD, se comparado com o número de evadidos, chegou ao um porcentual de quase 42% no período 2013–4. Este dado foi obtido através do sistema de gerenciamento acadêmico da IES. O número corresponde ao total de alunos que trancaram matrícula ou que abandonaram ou desistiram do curso nesse mesmo período.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2198
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