Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Sydney Aparecida Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T19:01:48Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T19:01:48Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2246 | - |
dc.description.abstract | A dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que envolve a temática do direito à educação de adolescentes em conflito com a lei, em um contexto de privação de liberdade. Desenvolvido na linha de Processos Educacionais e seus Fundamentos, o trabalho teve como objetivo geral analisar a concepção de educação anunciada na medida socioeducativa em restrição de liberdade, e os seguintes objetivos específicos: contextualizar historicamente o atendimento à criança e ao adolescente brasileiros descrever, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, a responsabilização e as medidas sancionadoras do ato infracional; apresentar a medida socioeducativa de restrição de liberdade; discorrer sobre o projeto educacional das unidades de internação destinadas ao cumprimento das medidas socioeducativas restritivas de liberdade; identificar a concepção de educação anunciada na medida socioeducativa em restrição de liberdade; refletir sobre a educação de jovens em espaços de privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida a partir do materialismo dialético, em abordagem qualitativa. Como resultados, constatou-se que o espaço das unidades de internação poderia ser de reflexões e prática da libertação, mas o que se identifica é o fortalecimento do caráter punitivo em detrimento do educativo, em flagrante contrariedade à previsão legal. Efetivar os anseios de uma socioeducação que liberte e transforme os adolescentes em seres Mais, nas palavras de Freire, é poder acreditar que um projeto de nação democrática e inclusiva é possível, por meio de uma educação emancipatória, que fomente a autonomia do ser. Nas palavras de Freire (2016, p 41), “E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos - libertar-se a si e aos opressores." | pt_BR |
dc.subject | Educação em espaços de privação de liberdade | pt_BR |
dc.subject | Medida socioeducativa | pt_BR |
dc.subject | Adolescente em conflito com a lei | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA MEDIDA SÓCIOEDUCATIVA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 15 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SYDNEY APARECIDA MIRANDA FONSECA.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.