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dc.contributor.authorMartins, Débora Borges-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:22:39Z-
dc.date.available2023-01-30T13:22:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2266-
dc.description.abstractA presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem e possui como objeto de estudo a tríade brincadeira, criatividade e linguagem na Educação Infantil. A pesquisa é norteada pela questão: como a brincadeira, a linguagem e a criatividade podem contribuir para a aprendizagem da criança e para o seu desenvolvimento, no contexto da Educação Infantil? O objetivo principal é compreender as relações entre brincadeira e criatividade e linguagem no contexto da Educação Infantil e delinear um conjunto de indicativos didáticos para o referido segmento educacional. Os objetivos específicos são: a) contextualizar o segmento da Educação Infantil no que se refere aos avanços científicos e aspectos legais; b) identificar as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o entendimento da relação aprendizagem-desenvolvimento; c) estabelecer relações entre a brincadeira, a criatividade e a linguagem e d) sistematizar indicativos didáticos em propostas para o contexto da Educação Infantil. A pesquisa possui natureza teórica, por meio de estudos documentais e bibliográficos, apoiada na Teoria Histórico-Cultural (THC) e na Teoria da Atividade (TA). O recorte teórico contou com as contribuições dos autores Vigotski (1991, 1993, 2001, 2003, 2008, 2012), Elkonin (1960, 1987), Bozhovich (1987), Lúria (1974, 1986), Davidov (1988) e Leontiev (1978, 2001). O procedimento metodológico contou com uma ficha de anotações arcabouço legal e bibliográfico selecionado. A partir do quadro conceitual, efetivou-se análises do apregoado na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e a indicação de propostas didáticas à luz do referencial da THC e TA. Apresenta-se um debate, ao longo do texto, entremeado de reflexões para uma prática pedagógica na Educação Infantil que valorize a criatividade e a linguagem como partes de um processo psíquico a ser desenvolvido desde o berçário. Depreende-se que a Educação Infantil, ao priorizar as brincadeiras e interações contribuem para o desenvolvimento de outras funções superiores como: a imaginação, o pensamento e a memória. Ressalta-se que, de acordo com a perspectiva vigotskiana, o contexto histórico agrega à criança experiências e estas, ao serem mediadas pela cultura, oportunizam o desenvolver integralmente e o avançar em sua idade psicológica, de acordo com sua característica peculiar. As práticas efetivadas no cotidiano escolar precisam ter intencionalidades pedagógicas, nas quais o brincar, o criar na apropriação da cultura humana sejam possibilitadores do desenvolvimento integral infantil. Conclui-se que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades.pt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento da Linguagempt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titlePROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: A TRÍADE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E LINGUAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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