Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2306
Título: REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE TEMPO E MOVIMENTO EM UM PROCESSO DE MANUTENÇÃO DE LOCOMOTIVA DIESEL ELÉTRICA
Autor(es): Barros, Anderson Lenon
Carneiro Filho, Paulo Henrique
Cardoso, Wagner
Palavras-chave: Metodologia lean; Filosofia lean; Manutenção enxuta.
Data do documento: 1-Jun-2016
Resumo: O propósito deste estudo foi mostrar que é possível aumentar a produtividade e a qualidade de serviço de uma empresa sem fazer grandes investimentos, apenas mudando a cultura de trabalho da equipe. O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso realizado em uma grande empresa do seguimento ferroviário no setor de manutenção, onde foi utilizada a implantação da filosofia “Lean” e através deste foram obtidos resultados expressivos de aumento da produtividade e qualidade de serviço realizado na empresa, tudo isso apenas modificando a forma de pensar dos funcionários e dirigentes. Foi desenvolvido em três fases: a primeira, foi uma fase de mudança de pensamento, a segunda fase foi a implantação da metodologia e ferramentas de trabalho “Lean” na área pelos próprios funcionários e ao final a terceira fase foi feita a avaliação dos resultados alcançados. Ao longo desse trabalho definiu-se o quão surpreendente foram os resultados obtidos através de uma simples mudança de cultura e pensamentos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2306
Aparece nas coleções:2016/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson e Paulo - VLI reducao de tempos manutenção.docxTCC Tempos e manutenção locomotivas4,14 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.