Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2327
Título: ANÁLISE DOS CUSTOS DA PRODUÇÃO DE CONCRETO BETUMINOSO USINADO À QUENTE E PROPOSTA DE MELHORIA NO SISTEMA DE CUSTEIO ATUAL
Autor(es): Ferreira, Thiago Augusto
Cardoso, Wagner
Palavras-chave: Gestão Estratégica de Custos; Sistemas de Custeio; Produção de Asfalto.
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: Atualmente, com a globalização no século XXI, a competitividade entre as empresas tem aumentado consideravelmente, portanto é indispensável que a empresa tenha uma Gestão Estratégica de Custos. Neste artigo será realizado um estudo de caso em uma unidade industrial de produção de CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado à Quente, o asfalto convencional, na cidade de Uberaba, Minas Gerais. A empresa na qual foi realizado o estudo revelou que tem um sistema de custeio inadequado e incapaz de apresentar os custos da produção de asfalto com um elevado grau de confiabilidade. Será abordado a origem dos sistemas de custeio, definindo os gastos de uma empresa, tipos de gastos, processo de implantação de um novo método e suas dificuldades. No Estudo de Caso, demonstrou-se o método atual utilizado pela empresa, evidenciando suas falhas e posteriormente propôs-se a utilização de um novo método de custeio, aplicando o sistema de custeio por absorção utilizando os dados fornecidos pela empresa de Julho a Setembro de 2017. Desse modo, apresentou-se um comparativo entre o método atual e o proposto, conclui-se que o método utilizado pela empresa eleva consideravelmente os custos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2327
Aparece nas coleções:2017/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ThiagoAugustoFerreira.pdfTCC custo554,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.