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Título: REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO DA REDECENTRO, REIPPE E RIES (1998 A 2016)
Autor(es): Pereira, Elton Antônio Alves
Palavras-chave: Redes de pesquisa
Produção bibliográfica
Fenomenologia hermenêutica
Análise epistemológica
Data do documento: 2020
Resumo: Esta tese de doutorado integra-se à linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos e apresenta uma investigação sobre redes de pesquisa em educação. Nessa temática, a delimitação abarca as produções bibliográficas de três Redes: Rede de Pesquisadores sobre o Professores(as) na Região Centro-Oeste (Redecentro); Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE); e Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), abrangendo o período de 1998 (ano de criação da RIES, primeira rede criada entre as três selecionadas) a 2016 (ano da última avaliação trienal dos programas de pós-graduação em educação). Essas redes foram selecionadas observando os seguintes critérios: declarar-se como rede brasileira de pesquisa em educação; integrar grupos de pesquisa de diferentes Programas de Pós-graduação em Educação; desenvolver e construir um conhecimento a partir de temáticas e metodologias afins; apresentar produções bibliográficas em coautoria com membros da rede e convidados; possuir orientações concluídas ou em andamento em nível de mestrado ou doutorado; organizar e/ou participar de eventos para socialização e discussão dos saberes produzidos. Elege-se como corpus da pesquisa o quantitativo de vinte e cinco (25) trabalhos elaborados no contexto dessas redes de pesquisa em educação. Parte-se da questão: como se desvela a construção epistemológica das produções bibliográficas da Redecentro, da REIPPE e da RIES, segundo o método, o referencial teórico metodológico e a concepção de educação? Define-se como objetivo geral compreender a dimensão epistemológica do conhecimento construído em redes de pesquisa, desvelado nas produções bibliográficas da Redecentro, da REIPPE e da RIES. De abordagem qualitativa, a investigação concretiza-se por meio de um estudo fenomenológico hermenêutico das produções selecionadas, em duas etapas: a ideográfica e a nomotética. Na etapa ideográfica, são articuladas as unidades de sentido e as unidades de significado, a partir do discurso expresso nas das produções, constituídas à luz das interrogações da pesquisa. Na fase nomotética, buscam-se as convergências, momento em que se direciona do individual para núcleos de ideias mais abrangentes, denominadas núcleos de significado. A análise epistemológica abrange: o contexto da produção, a construção metodológica, compreendendo o método, a concepção de educação e o referencial teórico-metodológico. O aporte teórico-metodológico abarca, entre outros, Ricouer (1978, 1991) e Bicudo (2000, 2011). Para discussões sobre a pesquisa educacional no Brasil, buscou-se, sobretudo, Gouveia (1971), Bittar (2009), Campos; Fávero (1994) e Gatti (2001, 2005b, 2012). O aporte teórico sobre o sentido e o significado de redes de pesquisa e da construção do conhecimento científico neste espaço de desenvolvimento acadêmico abarca Leite; Lima (2012), Leite (2014) e Boavida; Ponte (2002). A relevância desta pesquisa expressa-se na contribuição para a discussão sobre indicadores de qualidade da produção acadêmica em grupos de pesquisa que se organizam em rede, sobre o conhecimento construído de forma colaborativa e sobre a dimensão formativa de estudos dessa natureza. Alia-se a essa perspectiva, a possibilidade de construir um conhecimento significativo, propiciando base crítica a respeito das relações entre o epistêmico e o social. Os resultados evidenciaram que as redes de pesquisa desenvolvem investigações a partir de um projeto temático e dos subtemas que se abrem dele. As reflexões sobre como o aspecto colaborativo ocorre nesses espaços de desenvolvimento científico ainda é pouco explorado nos relatos de pesquisa analisados, impossibilitando compreender como se organizam e realizam as atividades científicas e administrativas. As pesquisas são empreendidas, em sua maioria, utilizando-se de perspectivas epistemológicas do materialismo histórico dialético e assumindo a abordagem qualitativa para seu desenvolvimento. Os percursos metodológicos das produções variam significativamente apenas nas produções bibliográficas da RIES. Nos contextos da Redecentro e da REIPPE, o tipo, os procedimentos e os instrumentos de pesquisa são similares entre as produções bibliográficas das respectivas redes de pesquisa. A respeito da concepção de educação apresentada pelas redes de pesquisa, observou-se na Redecentro uma dispersão de conceitos em função da matriz epistemológica assumida por cada uma das produções bibliográficas analisadas, na REIPPE não foi possível desvelar qual posicionamento teórico foi assumido por seus pesquisadores e na RIES notou-se um processo de polarização. Por fim, em relação ao referencial teórico-metodológico apresentado pelas redes de pesquisa em educação, observou-se uma variedade de autores e obras, nacionais e internacionais, sendo consultadas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2400
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