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dc.contributor.authorSouza, Gilson Luiz Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-03-31T19:13:20Z-
dc.date.available2023-03-31T19:13:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2401-
dc.description.abstractO conhecimento é um dos elementos essenciais enquanto instrumento regulador em uma sociedade que almeja alcançar e manter o poder. A apropriação do saber pode ocorrer em seus diversos formatos, dentro de ambientes formais e informais, atendendo a inúmeros procedimentos legais, amparados por uma série de determinantes voltadas para políticas públicas, inclusivas ou não, e que pertençam a uma gama de textos curriculares. O presente trabalho, desenvolvido por necessidade de cumprimento dos créditos na Universidade de Uberaba (UNIUBE), Programa de Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa II – Processos Educacionais e seus Fundamentos, trata sobre o Turismo Pedagógico na Educação Superior enquanto uma das possibilidades na construção do saber. A proposição para a construção deste trabalho norteia em apresentar o Turismo Pedagógico enquanto elemento essencial para construção do conhecimento nos cursos de graduação, servindo inclusive de base enquanto instrumento para apresentar ao Ministério do Turismo a necessidade de se reconhecer o Turismo Pedagógico enquanto segmentação de mercado. Com a elaboração do referido trabalho, o Turismo Pedagógico passa a ser uma das opções na construção do saber dos discentes do Ensino Superior, tornando-se um referencial com indicativos satisfatórios para que o setor em tela seja reconhecido como segmento de mercado turístico. O aspecto estrutural da pesquisa, o método e o formato pedagógico certamente darão o tom de como ocorre a edificação do conhecimento e, por que não dizer, deste constante construir e desconstruir da formação cognitiva. Objetivando apresentar o Turismo enquanto ferramenta para construção do conhecimento, no Ensino Superior, haverá a definição, a princípio, do que venha a ser Turismo. Logo a seguir, serão abordados os segmentos do turismo que venham corroborar com o Turismo Pedagógico. Em seguida, haverá a definição de Turismo Pedagógico, não enquanto segmento de mercado, uma vez que ele ainda não foi reconhecido pelo Ministério do Turismo – MTUR, mas como prática social e educacional. A pesquisa em questão foi articulada utilizando elementos examinados a partir de Pesquisa documental, com base em material produzido à partir da interatividade com discentes nas relatadas viagens produzidas no período indicado. Foram visitas técnicas, viagens, palestras e demais atividades desenvolvidas, contando com uma nálise tratada por Veal enquanto pesquisa por observação. Os resultados do modelo de pesquisa aqui a serem apresentados foi distribuído em um quadro para que o leitor consiga entender os eventos, objetivos, público participante, roteiro, disciplinas envolvidas, bem como os resultados por eventos discriminados. Dentre os objetivos para o desenvolvimento da Pesquisa, optou-se por conceituar Turismo em um primeiro momento. Na sequência, apresentar os segmentos do Mercado do Turismo, que demonstrem vínculo com o processo Educacional. Em seguida, demonstrar a abordagem que caracteriza o Turismo Pedagógico. Na sequência, tem-se a proposta de identificar o Método aplicado quanto à prática, objetivando descrever as ações do Turismo Pedagógico, bem como seus resultados. Por fim, discutir os resultados, a partir do Quadro.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFundamentospt_BR
dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
dc.titleTURISMO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Instrumento para a Construção Cognitivapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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