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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2407
Título: | FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: estudo sobre o conhecimento acadêmico entre 2007-2016 |
Autor(es): | Arantes, Vanessa Ferreira Silva |
Palavras-chave: | Alfabetização Formação. Professor Alfabetizador Estado do conhecimento Fundamentos da Educação |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | O processo investigativo que nos propomos desenvolver integra a linha de pesquisa de processos educacionais e seus fundamentos do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba-UNIUBE. O mesmo consiste em realizar uma análise da conjuntura da política curricular nacional voltada para a formação docente do professor alfabetizador. Defendemos a tese de que, mesmo diante da gama de transformações tecnológicas, sociais e políticas que perpassam o processo formativo docente do professor alfabetizador, esse ainda não consegue evidenciar na prática resultados efetivos, uma vez que no Brasil, tem sido comum adolescentes e jovens ingressarem no ensino médio apresentando lacunas no que diz respeito a alfabetização. Assim, esta investigação teve como objetivo conhecer o perfil das pesquisas educacionais desenvolvidas no Brasil entre 2007 e 2016, que discutiram o tema relativo à formação do professor alfabetizador. Fundamenta-se, essencialmente, nos conceitos de Hagemeyer e Radvanskei (2016), Shulman (1987), Brejo (2007), Fragella (2016), Melo e Paula (2016), Kubask (2016), Nóvoa (2009), Mortatti (2006), que analisam a formação docente bem como a formação do professor alfabetizador. A investigação, em consonância com a abordagem qualitativa é exploratória de cunho teórico e documental. Utilizado como princípio da trajetória investigativa o Método do Materialismo Histórico Dialético – MHD, que busca superar a aparente oposição em relação aos aspectos subjetivos, inter-relacionando-as como duas faces do real em que o olhar e o conhecimento sobre a realidade, na perspectiva dialética, não isolam ou posicionam apartados o sujeito e o objeto da realidade a ser investigada, assim como não ignoram os conflitos produzidos por estes que dentro dela interagem, se refletem e se refratam” (ALVARENGA, 2010,p.29). Pelo fato desta pesquisa dialogar com um conjunto de materiais enunciativos e legislações, encontramos no pensamento de Bardin férteis encaminhamentos teóricos que nos convidam a proceder à abordagem teórico-metodológica da pesquisa na perspectiva da análise de conteúdo. Em função das fontes escolhidas para o estudo constituírem se de dissertações e teses, aqui representadas como fontes bibliográficas, a pesquisa assume o a abordagem do estado do conhecimento. Demo (2000) afirma que uma pesquisa com enfoque teórico se dedica a “reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (p. 20). Uma vez que “o conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa” (1994, p. 36). A escolha pela pesquisa caracterizada pelo estudo do estado do conhecimento se deu pela possibilidade de análise do conhecimento já elaborado sobre um tema específico em períodos e espaços distintos, para posteriormente elaborar o que ainda não foi apresentado. A coleta de dados se deu mediante a consulta no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, por considerá-la a fonte mais confiável das produções resultantes de pesquisas Stricto Sensu no país. Ao propormos o estudo do estado do conhecimento sobre a formação do professor alfabetizador brasileiro, identificamos as concepções teóricas que compõem esse campo investigativo afim de interpretar a realidade relativa temática a partir do que já foi produzido sobre a mesma. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2407 |
Aparece nas coleções: | TURMA 2 |
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