Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2424
Título: OS JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO FACILITADORES PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Cunha Melo, Fernando Augusto
Palavras-chave: Gamificação. Probabilidade. Jogos Digitais Educacionais. Ensino Fundamental.
Data do documento: 27-Fev-2023
Resumo: Esta pesquisa teve como questão norteadora: “Qual o potencial pedagógico dos jogos digitais educacionais para o ensino de Probabilidade, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?”. Como objetivo geral nos propusemos a investigar o potencial pedagógico dos jogos digitais educacionais, para o ensino de Probabilidade, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico na literatura, em teses e dissertações que discutem o papel dos jogos digitais na Educação, gamificação e ensino de Probabilidade, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como produto educacional desenvolvemos um jogo digital educacional, que possibilita ao aluno aproximar-se das tecnologias digitais em sala de aula, ao adentrar em um novo ambiente de exploração, o qual envolve desafios, aventura, estratégia, ludicidade e ideias de aleatoriedade, promovendo a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos e que pode haver eventos certos, eventos impossíveis e eventos prováveis. O jogo foi construído em forma de série de episódios de modo a trazer avanços gradativos em cada etapa do Ensino Fundamental aos iniciais.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2424
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO AUGUSTO CUNHA MELO.PDF.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.