Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2577
Título: BIBLIOTECA ESCOLAR MÓVEL: FOMENTANDO A LEITURA E A INTERDISCIPLINARIDADE DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Leão da Silva, Kátia
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Biblioteca Móvel. Leitura.
Data do documento: 12-Dez-2023
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação – Formação de Docentes para a Educação Básica – UNIUBE, objetiva levantar subsídios teóricos e práticos sobre biblioteca escolar, como um espaço para o aprimoramento do trabalho pedagógico inter e multidisciplinar, visando criar ligações entre as diferentes áreas do conhecimento em situações de aprendizagem ativa na escola, assim como contribuir com o enriquecimento cultural da comunidade escolar e local. Está vinculada à linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica. A pesquisa é bibliográfica, documental, e com enfoque qualitativo. Alicerçam seus fundamentos teóricos, Magda Soares, Stephen Graff, Frank Smith, Paulo Freire, Alexander A. Luria, Robert yin, entre outros. No início, acreditava-se que não fosse possível juntar alunos, professores e comunidade escolar como leitores e pesquisadores em uma biblioteca escolar. Para responder a esta questão, além da investigação teórica, tomou-se como objeto de pesquisa a Escola Municipal Domingas Camin, da qual, foram examinados documentos do período de 2016, 2021 e 2022, relativos à biblioteca da escola, sobre as práticas de leitura e as relações ensino e aprendizagem inter e multidisciplinar, com resultados satisfatórios para alunos, pais e comunidade escolar. Ao final, configurou-se como resposta, para a realidade da escola escolhida, a criação de uma biblioteca móvel.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2577
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÁTIA LEÃO DA SILVA.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.