Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2712
Título: | POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFTM: análise das condições de implementação nos Campi (2020 - 2021) |
Autor(es): | Mendonça, Ana Abadia dos Santos |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Estudantes com deficiências TGD e AH/SD IFTM Políticas Públicas |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | Esta investigação é o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), nos seus 9 Campi: Campus Campina Verde, Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patos de Minas, Campus Patrocínio, Campus Uberaba, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro. A pesquisa teve como alvo as Políticas Públicas de Educação Inclusiva praticadas em cada Campus, nos diversos segmentos dos cursos de: Ensino Médio Integrado, Técnico concomitante e subsequente, Superior e Pós-graduação latu e stricto sensu. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) conta com 228 alunos com necessidades específicas, sendo 76 discentes com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/superdotação (AH/SD). A pesquisa investigou somente assuntos relacionados a estes alunos. Esta investigação científica tem como objetivo geral: Conhecer as políticas públicas de inclusão no IFTM, nos 9 Campi: Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia e Uberlândia Centro, para a compressão dos processos pelos quais se articulam à educação inclusiva nesta Instituição. Foram desenvolvidos três tipos de pesquisa: documental, teórica e de campo. Na pesquisa documental, foram consultadas leis, decretos, portarias, declarações nacionais e internacionais, documentos oficiais do IFTM, que abordam a inclusão de indivíduos na escola regular. Na pesquisa teórica, foram discutidas as políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, autores e pesquisadores ligados ao tema e ações desenvolvidas nas instituições escolares de nível superior e pós-graduações, cursos técnicos, escola regular e EaD, tais como: FERNANDES (2007), MANTOAN (2003), MINETO (2010), PACHECO (2011), SÁ (2009) e SAVIANI (1998, 2005 e 2008). Na pesquisa de campo, aconteceram os questionários com os participantes dela: diretores, professores, pedagogos, representantes do NAPNE e alunos com deficiências, TGD e AH/SD. Como resultados, temos a importância das ações desenvolvidas pelo IFTM, através dos professores, em prol da inclusão dos estudantes da educação inclusiva dentro da instituição escolar, mas também as dificuldades enfrentadas por todos para que o processo inclusivo aconteça de fato. O NAPNE e sua ação junto aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em parceria com os professores e a atuação do intérprete e tradutor de Libras junto aos surdos e falta do professor de Braille para os alunos com deficiência visual e com cegueira. Os anos de referência para esta pesquisa são os de 2020 e 2021 e a Linha de Pesquisa: Processos Educacionais e seus Fundamentos do Programa de Mestrado e Doutorado foi a mais apropriada para o tema. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2712 |
Aparece nas coleções: | TURMA 3 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA.pdf | 6,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.