Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Naghettini, Sergio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T17:52:52Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T17:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2726 | - |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação da Universidade de Uberaba, na linha de pesquisa “desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino e aprendizagem”. Seu enfoque permeia o debate da formação teórica e da prática pedagógica do professor de Arte como instâncias suscetíveis de ajudarem a melhorar a educação, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho explorou as possibilidades em que mudanças na prática escolar podem transformar a qualidade do ensino de Arte, seja no exercício da docência, seja na formação docente (a qualificação profissional do docente de Arte). Nesse sentido, a pesquisa objetivou analisar como o ensino de Arte ministrado por educadores do Ensino Fundamental em escolas rurais trabalha com a interculturalidade. Seguindo a abordagem qualitativa, a pesquisa subjacente à tese envolveu oito professoras de Arte em exercício e seis professoras aposentados após mais de vinte e cinco anos de experiência. São profissionais de referência no ensino de Arte. A pesquisa de campo se desdobrou em escolas municipais rurais de Uberlândia, MG. Os dados da pesquisa foram derivados de respostas dadas a questionários de entrevista com intenção de se obterem relatos de tom narrativo. Os resultados da pesquisa apontaram que as professoras de Arte atuantes em nas escolas rurais percebem a necessidade de formação específica para desenvolverem uma pedagogia que reconheça as especificidades da escola rural e sua relação com o ensino de Arte; percebem que necessitam de mudança na prática diária da sala de aula, como levar para da sala de aula tanto as experiências vividas pelos discentes para serem debatidas e conhecidas de todos. Todavia, o professorado entende que ainda não dispõe de recursos suficientes para fazer o trabalho que desejam; veem a formação inicial que tiveram como de pouco valor para a docência de Arte na prática da sala de aula. Ainda assim, se pôde verificar que a interculturalidade pode estar presente na sala de aula na prática pedagógico do docente de Arte por enriquecer o conhecimento da diversidade cultural discente e dos conteúdos de Arte. Com isso, por meio da arte se torna possível desenvolver o potencial criativo e crítico do alunado. Nesse sentido, o ensino de Arte se afirma como campo fértil à pesquisa sobre tal disciplina como prescrição da lei e como produção docente capaz de fazer da arte uma forma de construir conhecimentos. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa narrativa | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | ENSINO DE ARTE EM ESCOLAS RURAIS: A POÉTICA INTERCULTURAL DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM NARRATIVAS DE PROFESSORES | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Sergio_VERSAO FINAL-MARCO2024.pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.