Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2735
Título: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
Autor(es): Afonso, Ingrid Nayara Q. S.
Oliveira, Priscila de Moura Prestes De
Cunha, Valeska Guimarães Rezende da
Palavras-chave: Altas Habilidades.
Ensino Aprendizagem.
Superdotação.
Data do documento: 10-Dez-2022
Resumo: Refletir o processo de ensino-aprendizagem de discentes com Altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto educacional. Nessa perspectiva, podemos afirmar queas crianças e os jovens superdotados possuem facilidade em aprender, mas quando instigados o efeito se potencializa. Em contrapartida, se os aprendizes não são estimulados de maneira apropriada pode ocorrer uma série de intercorrências, dentre elas o abandono à instituição escolar, indisciplina e ausência do entusiasmo em aprender. O objetivo geral deste estudo foi compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem em crianças com Altas habilidades/superdotação. Outro aspecto a ser considerado é sobre o papel fundamental do docente para se concretizar todo o processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A análise sobre o conceito histórico de crianças com AH/SD também foi alvo do presente trabalho. O tema é pertinente, visto que a aprendizagem desses indivíduos depende da identificação e da utilização de metodologias de ensino adequadas. Desse modo, é de suma importância para demonstrar o quão significativo é o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças e adolescentes e, acima de tudo, o quanto esse processo deve ocorrer de maneira séria e cautelosa, com um olhar atento de toda a instituição de ensino, comunidade e família.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2735
Aparece nas coleções:2022/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO-VERSAO-FINAL-INGRID-PRISCILA.pdf141,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.