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dc.contributor.authorFilho, Paulo Dante Fornazier Leles-
dc.date.accessioned2024-09-20T18:01:49Z-
dc.date.available2024-09-20T18:01:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2777-
dc.description.abstractEsta dissertação integra-se ao projeto temático “Perspectivas interdisciplinares na educação”, junto a outros treze subprojetos, com apoio FAPEMIG e CNPq, desenvolvido no Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, Linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos. Tem por tema a arte e a filosofia segundo manuscritos de Nietzsche. Parte-se das questões: o que as obras selecionadas desvelam sobre o sentido da arte e da educação? Quais os argumentos que Nietzsche apresenta para fundamentar suas posições sobre esse tema? Pensadores como Hollingdale (2015), Madeira (2008), Larrosa (2002), Freitas (2014), Dias (2003) são aporte para essa discussão. O objetivo geral da pesquisa é compreender as concepções e o sentido da arte e da educação desveladas no ideário de Nietzsche expresso nas obras “O Nascimento da Tragédia” (1992) e “Escritos sobre educação” (2011b). Os estudos desenvolvidos nesta dissertação são de abordagem qualitativa e de cunho descritivo e teórico e interpretativo. A leitura, análise e interpretação do conteúdo do material selecionado são realizadas com fundamentos na fenomenologia hermenêutica, com aporte em Maria Aparecida Viggiani Bicudo (1994, 1999, 2000). Os resultados desvelados revelam uma compreensão nietzschiana de arte a partir da tragédia grega, na qual dois impulsos originais formar-se-iam na constituição não somente da arte em si, mas da própria vida em seu sentido e origem. A principal questão na obra selecionada é o poder instaurador da arte, assim como o artista é o divinizador da vida. Nos textos que abordam a importância dada por Nietzsche à educação, analisa-se o ensino proposto aos jovens para a formação e para o desenvolvimento do pensamento e da cultura, considerando a modernidade e a industrialização como importantes vertentes contrárias a tal proposta de ensino nietzschiana. No final, realiza-se uma reflexão de possíveis apreensões de sentidos entre arte e educação.pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleARTE E EDUCAÇÃO EM ESCRITOS DE FRIEDRICH NIETZSCHEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 13

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