Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2777
Título: | ARTE E EDUCAÇÃO EM ESCRITOS DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
Autor(es): | Filho, Paulo Dante Fornazier Leles |
Palavras-chave: | Arte Educação Nietzsche Interdisciplinaridade |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Esta dissertação integra-se ao projeto temático “Perspectivas interdisciplinares na educação”, junto a outros treze subprojetos, com apoio FAPEMIG e CNPq, desenvolvido no Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, Linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos. Tem por tema a arte e a filosofia segundo manuscritos de Nietzsche. Parte-se das questões: o que as obras selecionadas desvelam sobre o sentido da arte e da educação? Quais os argumentos que Nietzsche apresenta para fundamentar suas posições sobre esse tema? Pensadores como Hollingdale (2015), Madeira (2008), Larrosa (2002), Freitas (2014), Dias (2003) são aporte para essa discussão. O objetivo geral da pesquisa é compreender as concepções e o sentido da arte e da educação desveladas no ideário de Nietzsche expresso nas obras “O Nascimento da Tragédia” (1992) e “Escritos sobre educação” (2011b). Os estudos desenvolvidos nesta dissertação são de abordagem qualitativa e de cunho descritivo e teórico e interpretativo. A leitura, análise e interpretação do conteúdo do material selecionado são realizadas com fundamentos na fenomenologia hermenêutica, com aporte em Maria Aparecida Viggiani Bicudo (1994, 1999, 2000). Os resultados desvelados revelam uma compreensão nietzschiana de arte a partir da tragédia grega, na qual dois impulsos originais formar-se-iam na constituição não somente da arte em si, mas da própria vida em seu sentido e origem. A principal questão na obra selecionada é o poder instaurador da arte, assim como o artista é o divinizador da vida. Nos textos que abordam a importância dada por Nietzsche à educação, analisa-se o ensino proposto aos jovens para a formação e para o desenvolvimento do pensamento e da cultura, considerando a modernidade e a industrialização como importantes vertentes contrárias a tal proposta de ensino nietzschiana. No final, realiza-se uma reflexão de possíveis apreensões de sentidos entre arte e educação. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2777 |
Aparece nas coleções: | TURMA 13 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO DANTE FORNAZIER LELES FILHO - PMD.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.