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dc.contributor.authorSILVA, FERNANDA AUGUSTA ALVES DE PAULA-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:52:08Z-
dc.date.available2025-02-19T18:52:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2901-
dc.description.abstractEm decorrência da Reforma do Novo Ensino Médio, estabelecida pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB 9.394/1996) e a regulamentação da Resolução nº 4692/2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais apresentou, em 2021, as Diretrizes Curriculares para a Implementação do Novo Ensino Médio, denominada “O Nosso Novo Ensino Médio”. Com a referida mudança, amplia-se o tempo mínimo de permanência dos estudantes das turmas do 1º ano na escola, passando de 800 para 1.000 horas anuais, a partir de 2022, definindo uma nova organização curricular que contemple a Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa intitulada “Percepção dos professores sobre o processo de implementação do currículo do Novo Ensino Médio na rede pública estadual da cidade de Montes Claros”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Fundamentos e Planejamentos do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação, dentro do Projeto Trilhas de Futuro - Educadores, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. O objetivo central foi analisar a implementação do currículo do Novo Ensino Médio, no período de 2021 a 2023, sob o olhar pedagógico dos professores da Escola Estadual Irmã Beata, em Montes Claros - MG. Para sua realização, foi adotada uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo realizada a coleta de dados por meio de revisão bibliográfica, análise documental dos materiais disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação (SEE), e pesquisa de campo, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 6.179.758) e análise das respostas dos questionários aplicados aos professores que se dispuseram e que atuam ou atuaram nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. O levantamento para a revisão bibliográfica foi realizado a partir de pesquisas sobre o tema (artigos, dissertações e teses) referentes ao período de 2017 a 2020, por meio de plataformas digitais (BDTD, CAPES, Scielo e repositórios de Universidades Estaduais e Federais). Os resultados da pesquisa de campo evidenciaram a falta de apropriação adequada do Currículo do Novo Ensino Médio, a diminuição da carga horária da Formação Geral Básica, o despreparo dos docentes para atuarem nos Itinerário Formativos e a necessidade de Formação Continuada dos professores. Com base nos resultados, foi apresentada uma proposta de intervenção de uma Formação Continuada com os professores que atuam nos Itinerários Formativos.pt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectimplementação do Novo Ensino Médio e BNCCpt_BR
dc.subjectformação docente e escola públicapt_BR
dc.titlePERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MONTES CLAROS - MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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