Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2912
Título: O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A MEDIAÇÃO DAS TDIC
Autor(es): LOPES, KAROLINA
Palavras-chave: Ensino de Literatura
TDIC
Letramento Literário
Tecnologia
Data do documento: 2024
Resumo: A pesquisa investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Literatura, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para Educação Básica, na linha de pesquisa de Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. O estudo faz parte do projeto "Inovação Pedagógica no Ensino de Literatura". O objetivo geral é analisar como as TDIC podem ser integradas no ensino de Literatura, avaliando suas potencialidades, impactos e consequências na aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada inclui pesquisa documental e bibliográfica, utilizando procedimentos qualitativos para a análise de documentos normativos da educação brasileira e estudos teóricos. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de autores como Bruner (1960) e Ausubel (1963), que enfatizam a aprendizagem ativa e significativa. Os principais resultados indicam que a integração estratégica das TDIC pode enriquecer o ensino de Literatura, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Como produto educacional, foram elaboradas sequências didáticas que incorporam as TDIC, visando a aplicação prática no Ensino Fundamental.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2912
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Karolina Lopes.pdf849,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.