Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2939
Título: APRENDENDO A SER PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA: experiências pedagógicas no Estágio Supervisionado no 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Uberlândia-MG
Autor(es): FERREIRA, BRÁULIO SEVERINO
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
formação de professores
ensino de História
Data do documento: 2024
Resumo: Este estudo dedica-se à temática “Aprendendo a ser professor(a) de história: experiências pedagógicas no estágio supervisionado no 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Uberlândia-MG”. Foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Mestrado Profissional em Formação docente para a educação básica da Universidade de Uberaba (UNIUBE), no escopo da Linha de Pesquisa: Práticas Docentes na Educação Básica, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital” (CNPq/FAPEMIG). O objetivo do projeto foi inventariar e analisar experiências pedagógicas realizadas no Estágio Supervisionado em História, em colaboração com as professoras estagiárias, na Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa – Polivalente, na cidade de Uberlândia-MG, no ano de 2023. Trata se de uma investigação no campo da abordagem qualitativa de pesquisa em educação, utlizando-se da análise bibliográfica e documental (Cellard, 2012), além da técnica de inventário de práticas pedagógicas (Prado, 2018). Foram analisados documentos públicos oficiais disponíveis nas plataformas digitais do Estado, da escola e da disciplina História. O estudo apoiou-se nos seguintes referenciais da área de formação docente e currículo: Garcia (2010); Apple (2002); Sacristán (2000); e de ensino de História: Guimarães (2003, 2013) e Caimi, (2018). O inventário e a análise evidenciaram que houve aprendizado por parte das professoras-estágiárias, do professor supervisor e dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II. O estágio proporcionou: articular teoria e prática no contexto das aulas de História; criar um espaço e condições de trabalho docente para as futuras professoras vivenciarem interações, atividades educativas e práticas pedagógicas em História; e relacionar os conhecimentos históricos e historiográficos aprendidos na Graduação e os saberes pedagógicos. O produto da Dissertação é uma série de vídeos para auxiliar, como um “guia” de aula, os professores iniciantes da disciplina de História das escolas municipais e estaduais. Espera-se contribuir para a formação continuada dos professores de História.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2939
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bráulio Severino.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.