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Título: GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Guimarães, Marcella Gonçalves
Palavras-chave: Educação Básica
Gênero
Sexualidade
Ensino Médio
Trabalho Docente
Data do documento: 2024
Resumo: Esta dissertação, elaborada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação na Linha de Pesquisa Fundamentos e Planejamento, surge da inquietação acerca da demanda de uma educação escolar afetiva e inclusiva, visando formar alunos aptos a conviver harmoniosamente com as diferenças. Os elevados índices de violência e preconceito chamam atenção para a necessidade da construção de bases educacionais sólidas que tenham como foco formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de lutar contra a exclusão social e toda forma de discriminação. Considerando o potencial da escola como espaço de interação social entre gêneros, religiões, biótipos, culturas e demais formas de diversidade, este trabalho tem como objetivo abordar questões relevantes sobre o tema de gênero e sexualidade na Educação Escolar, especificamente no Ensino Médio. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com análises embasadas na dialética. Para apoio metodológico e epistemológico recorremos às teoria de Antônio Carlos Gil, Antônio Joaquim Severino, Dermeval Saviani, entre outros. Diversos autores, como Guacira Lopes Louro, Jimena Furlani, e especialistas na área, contribuem para a discussão do problema de pesquisa. A legislação vigente, relatórios, dossiês e materiais coletados nas bases de dados da CAPES também foram considerados. Com base nas reflexões dos pesquisadores mencionados e confrontando dados relativos ao registro de violência decorrente de discriminação e preconceito, constatou-se a urgência em abordar as questões de gênero e sexualidade em ambiente escolar, com o intuito de reduzir os preconceitos e promover o respeito às diversidades. Como resultado da investigação, foi desenvolvido um produto de intervenção denominado "Cinema na Escola". Trata-se de uma cartilha com sugestões de filmes que possuem potencial para fomentar discussões sobre os temas de gênero e sexualidade. A atividade proposta visa promover reflexões individuais e coletivas direcionadas ao contexto da educação escolar, formando consciências esclarecidas e não preconceituosas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2942
Aparece nas coleções:2024

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