Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/578
Título: Análise histopatológica do tecido epitelial e da musculatura da língua de ratos submetidos à inalação da fumaça do tabaco
Autor(es): AMARAL, ELEONORA DE PAULA
Pereira, Sanívia Aparecida de Lima
Palavras-chave: fumaça lateral
fumantes passivos
língua
ratos
tabaco
Data do documento: 19-Fev-2018
Resumo: Introdução: O tabagismo é um fator de risco para sérios problemas de saúde que podem acometer também os fumantes passivos. Além disso, está associado à várias alterações nos tecidos da cavidade oral. Objetivo: Avaliar a presença de displasia epitelial, de inflamação, a porcentagem de colágeno, a densidade de mastócitos e a intensidade de células imunomarcadas por anti-HIF-1α na musculatura lingual de ratas expostas à fumaça do cigarro. Metodologia: Vinte e sete ratos albinos fêmeas Wistar foram divididos em três grupos: ratos não expostos à inalação da fumaça do tabaco (Grupo controle) (n=7); ratos expostos à inalação da fumaça do tabaco durante 30 dias (TAB 30) (n=10); e ratos expostos à inalação da fumaça do tabaco durante 45 dias (TAB 45) (n=10). Com o auxílio de um equipamento, os animais foram expostos à fumaça de quatro cigarros por dia no interior de câmaras cilíndricas. Os intervalos entre o tempo de exposição à fumaça e ao ar ambiente eram controlados por uma bomba peristáltica. Semanalmente o peso dos animais e o percentual de monóxido de carbono de cada câmara cilíndrica eram avaliados. Ao final do experimento os animais foram submetidos à eutanásia com dose excessiva de Tiopentato de sódio via intraperitoneal com posterior coleta de sangue para dosagem de cotinina plasmática. Posteriormente as línguas dos animais foram coletadas, processadas histopatologicamente e coradas pelos corantes Hematoxilina e eosina, Picrossírius e Azul de Toluidina. Os cortes adicionais foram utilizados para processamento imunohistoquímico para HIF-1α. Todas as análises foram realizadas isoladamente nos três terços da língua com auxílio de microscopia de luz comum. As análises estatísticas foram realizadas utilizando os testes estatísticos ANOVA e Kruskal-Wallis e pós testes de Tukey e de Dunn. Foram utilizados ainda, os testes de correlação de Pearson e de Spearman. Todas as análises foram realizadas utilizando o nível de significância de 5%. Resultados: Nos grupos expostos à fumaça do cigarro foi observada menor porcentagem de colágeno, maior densidade de mastócitos e maior intensidade de células imunomarcadas por anti-HIF-1α. Não foi observada displasia epitelial. A inflamação foi observada em apenas dois casos. Houve também correlação positiva e significativa entre a porcentagem de colágeno e densidade de mastócitos. Conclusão: Sabendo da importância da musculatura lingual na deglutição, mastigação e fala o presente estudo chama a atenção para prevenção contra a exposição passiva ao tabaco.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/578
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ELEONORA DE PAULA AMARAL.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.