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dc.contributor.authorOliveira, Gilberto Gonçalves de-
dc.contributor.authorOliveira, Gilberto Gonçalves de-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:02:19Z-
dc.date.available2019-09-02T14:02:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/771-
dc.description.abstractOs conhecimentos atuais acerca do neurodesenvolvimento e o funcionamento do complexo cérebro-mente interessam à sociedade como um todo. Ao professor, em formação inicial ou continuada, a aquisição de conhecimentos de neurociência o habilita a motivar, a ensinar e a avaliar o seu aluno num formato compatível com o funcionamento cerebral. O cérebro como estrutura natural responsável por aprender é alvo de pesquisas que o abordam sob seus diversos aspectos - religioso, filosófico, anatômico-funcional, antropológico, neurofuncional, psicossocial, da bioengenharia e inúmeros outros. A educação ganha importância inusitada, neste momento, quando se comprova que as estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem são eficientes na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento, produzindo novos comportamentos. O objetivo da pesquisa é embasar a discussão com produções que abordam o tema sob diversos ângulos e se justifica no diálogo hermenêutico nos moldes propostos por Gadamer, como abordagem compreensiva de saberes relacionais. Com base na leitura dos diversos autores procurou-se construir um encontro de visões do mundo como forma de buscar uma verdade em trânsito no tempo, mas que busca compreender e contribuir com o momento atual. Por meio de busca bibliográfica em livros textos, artigos publicados, bancos de teses e dissertações defendidas e sites de busca na Internet construir as bases teóricas desta dissertação. É um tema atual que vem avolumando sua produção científica com pesquisas de qualidade que vão delimitando um campo novo de interseção da neurologia, psicologia e pedagogia. E o espaço proposto como comum e familiar entre a neurociência e a educação é a neuroeducação. A partir deste estudo, podemos apresentar algumas conclusões: a aprendizagem é decorrência da neuroplasticidade; o cérebro humano não finaliza seu desenvolvimento, mas reestrutura-se, reorganiza-se constantemente; ideias novas sobre a cognição e o desenvolvimento podem dar novas direções para a educação; a neuroeducação é uma proposta que vem crescendo e se constituindo num campo de intersecção entre educação e neurociência.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
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dc.subjectneurociênciapt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.titleNEUROCIÊNCIAS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS: UM SABER NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.titleNEUROCIÊNCIAS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS: UM SABER NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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