Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/774
Título: | DIVERSIDADE CULTURAL/TERRITORIAL: reflexos em uma instituição escolar do município de Igarapava/SP |
Autor(es): | Leite, Mara Fernanda Ignácio |
Palavras-chave: | Diversidade Cultura População migrante Educação Popular |
Data do documento: | 2011 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Cultura e Processos Educativos. A questão de estudo que permeou a presente pesquisa foi: Como a Educação Popular pode auxiliar no trabalho com a diversidade cultural\territorial presente nas escolas? A pesquisa apresentou como objetivo analisar a diversidade cultural/territorial de filhos de cortadores de cana de açúcar, estudantes de uma instituição de ensino da cidade de Igarapava/SP, e como a escola lida com essa diversidade. Os sujeitos da pesquisa foram: alunos de uma sala de aula da quarta série de uma escola pública de ensino fundamental, todos os professores da instituição e uma mãe de aluno integrante da população migrante – todos vinculados a Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Chico Ribeiro. As técnicas de pesquisa tiveram como base instrumentos como: entrevista e questionários, realizados após o levantamento bibliográfico. Sendo que no questionário das crianças, foram utilizados desenhos. Os resultados obtidos reafirmam que a aprendizagem ocorre constantemente e não somente no ambiente escolar, assim, a migração, as relações sociais, os lugares, dentre outros tópicos da realidade dos sujeitos, são fontes de aprendizagem. Destacamos a importância da Educação Popular, como forma de enriquecer a aprendizagem no âmbito escolar. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/774 |
Aparece nas coleções: | TURMA 6 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARA FERNANDA IGNÁCIO LEITE.pdf | 28,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.