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Título: DIVERSIDADE CULTURAL/TERRITORIAL: reflexos em uma instituição escolar do município de Igarapava/SP
Autor(es): Leite, Mara Fernanda Ignácio
Palavras-chave: Diversidade
Cultura
População migrante
Educação Popular
Data do documento: 2011
Resumo: A pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Cultura e Processos Educativos. A questão de estudo que permeou a presente pesquisa foi: Como a Educação Popular pode auxiliar no trabalho com a diversidade cultural\territorial presente nas escolas? A pesquisa apresentou como objetivo analisar a diversidade cultural/territorial de filhos de cortadores de cana de açúcar, estudantes de uma instituição de ensino da cidade de Igarapava/SP, e como a escola lida com essa diversidade. Os sujeitos da pesquisa foram: alunos de uma sala de aula da quarta série de uma escola pública de ensino fundamental, todos os professores da instituição e uma mãe de aluno integrante da população migrante – todos vinculados a Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Chico Ribeiro. As técnicas de pesquisa tiveram como base instrumentos como: entrevista e questionários, realizados após o levantamento bibliográfico. Sendo que no questionário das crianças, foram utilizados desenhos. Os resultados obtidos reafirmam que a aprendizagem ocorre constantemente e não somente no ambiente escolar, assim, a migração, as relações sociais, os lugares, dentre outros tópicos da realidade dos sujeitos, são fontes de aprendizagem. Destacamos a importância da Educação Popular, como forma de enriquecer a aprendizagem no âmbito escolar.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/774
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