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dc.contributor.authorVieira, Marilene de Lourdes-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:13:26Z-
dc.date.available2019-09-02T14:13:26Z-
dc.date.issued2011-09-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/776-
dc.description.abstractNo Brasil, o professor se encontra sob demandas pedagógicas e administrativas que, muitas vezes, exigem dele capacidade de supri-las sozinho. O sentimento de desamparo daí advindo pode se traduzir em mal-estar profissional e sofrimento psíquico — associáveis com patologias. Passíveis de prejudicar a qualidade da educação, esses fenômenos têm suscitado estudos como este, que problematiza tal temática na educação municipal de Uberaba (MG) segundo a percepção que 29 professores da educação básica têm da relação entre condições de trabalho e saúde, fontes do mal-estar docente e sofrimento psíquico, sintomatologia e estratégias contra o problema etc. A investigação objetivou, sobretudo, entender a experiência do mal-estar docente, o sofrimento psíquico e o adoecimento, as vivências de prazer, sofrimento e as estratégias defensivas. Dados documentais, empíricos e teóricos alimentam a problematização, em particular a inter-relação condições de trabalho–saúde– profissão docente, à luz de Dejours (1992), Esteve (1995; 1999), Codo (2006), Canguilhem (2010), Neves e Athayde (1998), Tardif e Lessard (2008) e outros. A manipulação e o tratamento de transcrições, questionários, fontes teóricas e documentais neste estudo de caso seguiram a abordagem quali-quantitativa. Os resultados da análise (condições e causas, formas e efeitos) reiteram a literatura, confirmando, em especial, que os transtornos mentais e comportamentais se encontram entre os grupos de doenças mais prevalentes entre os docentes. Resultado instigante, as licenças-saúde reduziram após a implantação de política de gratificação por assiduidade, o que sugere pontos críticos da docência, tais como sobre-esforço e salários parcos. Mas poucos abandonariam a profissão e a maioria vivencia mais prazer do que sofrimento no trabalho. Isso não intriga?pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectprofissão docentept_BR
dc.subjectprofessores da educação básicapt_BR
dc.subjectcondições de trabalhopt_BR
dc.subjectsaúdept_BR
dc.titleMAL-ESTAR DOCENTE E SOFRIMENTO P SÍQUICO: ocaso de professores de uma escola da rede municipal de Uberaba, MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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