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dc.contributor.authorBrasão, Mauricio dos Reis-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:15:12Z-
dc.date.available2019-09-02T14:15:12Z-
dc.date.issued2011-10-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/777-
dc.description.abstractEsta produção parte do pressuposto de que as tecnologias de informação e comunicação -TICs - têm provocado transformações profundas, nos modos de viver, pensar, agir, relacionar e conviver. Trata-se, portanto, de uma revolução não só tecnológica, mas também social e cultural. Assim, a escola não pode estar ausente desse processo, pois cabe a ela formar o cidadão situado no seu tempo, capaz de viver e conviver nessa sociedade, que se espera seja menos desigual e mais humana. Isso exige inovar, ressignificar a ação pedagógica, buscar novas metodologias, novas práticas educativas que atendam às demandas atuais. Nesse contexto, este estudo foi orientado pela questão: como os formadores de pedagogos concebem e utilizam as tecnologias de informação e comunicação? O objetivo foi compreender de que forma os formadores de pedagogos concebem e utilizam as tecnologias de informação e comunicação na sua prática docente, no processo de ensino-aprendizagem. Optamos por uma abordagem mista, contando com pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Foi realizada a análise de dois projetos políticos pedagógicos, 96 planos de ensino, e duas matrizes curriculares; a aplicação de um questionário a 40 formadores que atuam no curso de Pedagogia em duas Instituições de Ensino Superior no Triângulo Mineiro - MG; e uma entrevista semiestruturada a 15 deles. Para a análise dos dados, foram empregados os softwares Excel e Chic e a análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin. Os referenciais teóricos foram buscados em Castells, Kenski, Lévy, Masetto, Moran, Valente, Libâneo, Scheibe. Foi possível constatar, quanto às concepções, que alguns pesquisados trouxeram uma perspectiva cultural e histórica, a visão de linguagem, mas muitos ficam na visão utilitária de ferramenta ou recurso auxiliar, ainda distante das possibilidades apontadas pelos teóricos e pesquisadores da área. O uso está limitado a alguns recursos, especialmente o Data show, a TV/DVD e a TV/vídeo. A Internet é utilizada para estudo e pesquisa, para a interação professor-aluno é utilizado o e-mail, sendo as Redes Sociais pouco exploradas e algumas delas desconhecidas. De modo geral, constata-se que os documentos e os sujeitos da pesquisa reconhecem a presença e a importância das TICs na nossa sociedade, entretanto, pode-se inferir que estamos dando os primeiros passos para a “Educação pelas TICs” e, também, na “Educação para as TICs”, na formação dos pedagogos.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Pedagogospt_BR
dc.subjectSoftware Chicpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleNAVEGAR É PRECISO: AS TICs NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, O OLHAR DOS FORMADORESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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