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Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Autor(es): Lemos, Rita Maria
Palavras-chave: Educação Profissional
Representações Sociais
Práticas Pedagógicas
Data do documento: 28-Set-2011
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se investigar quais Representações Sociais que os professores atuantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET)-MG/Araxá estão construindo sobre suas práticas pedagógicas, aqui entendidas como a forma pela qual o professor pensa e articula o conteúdo, realiza o planejamento, a avaliação, utiliza as estratégias de ensino e interage com os alunos. O estudo conta com o respaldo da teoria das Representações Sociais, referenciada na concepção de Moscovici (1978, 2003, 2009), Jodelet (2001) e Sá (1998, 2002). Os sujeitos da pesquisa foram 56 docentes que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG/Araxá. Optou-se pela abordagem qualitativa contando com pesquisa bibliográfica e de campo. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a aplicação de questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC, que busca identificar nas Representações Sociais os elementos centrais e periféricos. Foram encontrados indícios de dois elementos que podem constituir o núcleo central das Representações Sociais sobre as práticas docentes - “compromisso” e “dedicação” -, como valores e atitudes integrantes da prática pedagógica. Embora as representações dos professores indiquem a necessidade de repensar e rever algumas questões sobre suas práticas pedagógicas, de modo geral elas assinalam que a forma como pensam e articulam o conteúdo, realizam o planejamento, a avaliação, utilizam as estratégias de ensino e interagem com os alunos tem influenciado positivamente na aprendizagem dos alunos. Essas representações denotam existir o compromisso com o exercício de educar. Nesse sentido, considera-se que o aperfeiçoamento, as transformações e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem são possíveis a partir de prática docente reflexiva. Espera-se que esta investigação possa oferecer aos docentes reflexões sobre suas práticas pedagógicas e que possibilitem a construção e reconstrução de novos saberes, no sentido de aprimorarem o processo de ensino e aprendizagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/778
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