Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Márcia Guimarães Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:29:40Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T17:29:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/858 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa situa-se dentro da problemática da educação a distância e da mediação didático-pedagógica, na perspectiva histórico-cultural, tendo como lócus o curso de licenciatura em pedagogia. O objetivo da investigação é analisar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, uma pública, ligada ao sistema Universidade Aberta do Brasil, e uma privada. Posteriormente, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos desses cursos, foi escolhida uma disciplina do curso em cada IES, a partir de critérios estabelecidos previamente. O estudo documental incluiu a análise dos Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância, das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, do Projeto Pedagógico dos cursos, do plano de ensino das disciplinas escolhidas. Também foi analisado o material didático utilizado - materiais de multimídia, os livros didáticos e/ou Guia das disciplinas, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA de cada IES. Foram entrevistados oito professores/tutores envolvidos com as disciplinas selecionadas. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, e em autores que tem produzido sobre a abordagem histórico-cultural, como Moll, Libâneo, Oliveira, Peixoto, Sforni, dentre outros. O estudo bibliográfico e o documental mostraram claramente que, na mediação didático-pedagógica, a interação social é essencial no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, as entrevistas revelaram que na EaD a organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor e tutor a oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica de forma mais apropriada, de modo a interagir mais com o aluno, mesmo que ele assim o deseje, comprometendo a formação do pedagogo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Formação de Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | ediação Didáticopedagógica | pt_BR |
dc.title | A MEDIAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA-EAD: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÁRCIA GUIMARÃES OLIVEIRA DE SOUZA.pdf | 10,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.