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dc.contributor.authorSouza, Márcia Guimarães Oliveira de-
dc.date.accessioned2019-09-23T17:29:40Z-
dc.date.available2019-09-23T17:29:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/858-
dc.description.abstractA presente pesquisa situa-se dentro da problemática da educação a distância e da mediação didático-pedagógica, na perspectiva histórico-cultural, tendo como lócus o curso de licenciatura em pedagogia. O objetivo da investigação é analisar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, uma pública, ligada ao sistema Universidade Aberta do Brasil, e uma privada. Posteriormente, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos desses cursos, foi escolhida uma disciplina do curso em cada IES, a partir de critérios estabelecidos previamente. O estudo documental incluiu a análise dos Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância, das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, do Projeto Pedagógico dos cursos, do plano de ensino das disciplinas escolhidas. Também foi analisado o material didático utilizado - materiais de multimídia, os livros didáticos e/ou Guia das disciplinas, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA de cada IES. Foram entrevistados oito professores/tutores envolvidos com as disciplinas selecionadas. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, e em autores que tem produzido sobre a abordagem histórico-cultural, como Moll, Libâneo, Oliveira, Peixoto, Sforni, dentre outros. O estudo bibliográfico e o documental mostraram claramente que, na mediação didático-pedagógica, a interação social é essencial no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, as entrevistas revelaram que na EaD a organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor e tutor a oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica de forma mais apropriada, de modo a interagir mais com o aluno, mesmo que ele assim o deseje, comprometendo a formação do pedagogo.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFormação de Pedagogospt_BR
dc.subjectediação Didáticopedagógicapt_BR
dc.titleA MEDIAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA-EAD: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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