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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Djalma Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:35:11Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T17:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/860 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento tecnológico, a evolução da internet e o acesso facilitado a equipamentos digitais e à rede provocaram mudanças sociais nos modos de produção, na transferência do conhecimento e nas relações humanas, consequentemente no campo educacional. Nesse contexto, contando com políticas públicas e legislação favorável, o Ensino a Distância (EaD), na primeira década do século XXI, se estabeleceu e cresceu de forma exponencial, tanto no setor público quanto no privado, atrelado ao discurso da democratização de oportunidades para o acesso ao curso superior. Muitas questões sobre o EaD surgem relacionadas a diversos aspectos, entre eles os referentes à dimensão didática nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa está orientada pela questão: Como ocorre a mediação didática do conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, ofertados por IES do estado de Minas Gerais, na perspectiva do formador? A abordagem do estudo é qualitativa, contando com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionário a vinte e quatro formadores e entrevista semiestruturada a dezoito deles em três IES. A análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin, orientou a análise das entrevistas, além da elaboração de tabelas e gráficos para os dados quantitativos. Fundamentaram teoricamente o estudo, Vyg, Libâneo e Peixoto com relação à mediação; Silva, Kenski, Lévy, sobre EaD e AVA. Com relação aos resultados obtidos, percebe-se que o ambiente Moodle, utilizado por duas das IES, apresenta ricas possibilidades de interatividade, conectividade e hipertextualidade, entretanto a mediação didática realizada nesse ambiente e no utilizado pela terceira IES não explora o potencial que cada uma dessas características encerra, por diversos motivos. São as definições impostas de cima para baixo, desde as políticas públicas, expressas na legislação e nos programas de EaD, até as definições contidas nos projetos pedagógicos. É o despreparo do professor para atuar nesse novo ambiente, o que o leva a agir por ensaio e erro, tomando decisões a partir do que funciona e do que não funciona. É uma concepção de mediação restrita, que considera apenas a comunicação unidirecional entre professor/tutor e alunos, desprezando outros aspectos. É a transposição didática interna, que é realizada, inicialmente, por um dos responsáveis, mas que é acompanhada e avaliada por outros. São as condições de trabalho docente que nem sempre favorecem a interatividade. Tudo isso confirma que a mediação didática no Ensino a Distância tende a ser instrucionista e unidirecional, apesar da concepção positiva dos formadores em relação a essa modalidade e o desejo de promover uma formação de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Ensino a Distância | pt_BR |
dc.subject | Mediação Didática | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DO FORMADOR | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DJALMA GONÇALVES PEREIRA.pdf | 7,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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