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Título: ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA-EAD DA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Autor(es): Silva, Marcelo
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Arte
Educação básica
Projeto político-pedagógico
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa ―Processos educativos e seus fundamentos‖ e é um subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinar, financiado pela CAPES, Programa OBEDUC. Esse Observatório, em seu projeto temático de pesquisa, propõe por objeto a interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da Arte e da cultura popular. Neste subprojeto, definiu-se como objeto a Arte e a interdisciplinaridade nos projetos político-pedagógicos de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, História e Letras Português-Inglês e Letras-Português Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Parte-se dos pressupostos de que a Arte é conhecimento e contribui para a formação humana, e de que a interdisciplinaridade traduz-se na abertura e na disponibilidade de cada dimensão do conhecimento cruzar-se e contaminar-se por todas as outras disciplinas, envolvendo a convergência das perspectivas. A questão norteadora é: estudos interdisciplinares e sobre a Arte estão presentes nos projetos político-pedagógicos dos cursos de licenciatura-EAD da UNIUBE? Como objetivo geral, busca-se analisar como a interdisciplinaridade e a Arte são propostas nos projetos político-pedagógicos dos cursos selecionados. Para alcançá-lo, com aporte em Bicudo (2000), utiliza-se a abordagem qualitativa em que o par fenômeno/percebido indica que a qualidade é alcançada quando se mostra à percepção do sujeito e há doação de aspectos do fenômeno passíveis de serem compreendidos ao desvelar-se. Fundamenta-se no método fenomenológico de pesquisa, a partir do qual a descrição do fenômeno investigado é analisada e interpretada observando-se a ambiguidade própria da linguagem, não se elaborando, a priori, um quadro de categorias de interpretações do relatado, mas se fica atento ao que está escrito nos documentos e às interpretações do investigador. Esse processo abrange estudos bibliográficos, o levantamento dos projetos, o apontamento das menções procuradas e a organização e interpretação dos temas desvelados. O presente estudo tem como referencial teórico obras de Eisner (2002, 2008), Barbosa (1991, 2002, 2011) e Fazenda (1979). As análises efetivadas revelam que os cursos de licenciatura têm componentes curriculares comuns de formação pedagógica, organizados em eixos temáticos, e a formação específica é ofertada por meio de disciplinas. O processo de formação do professor de educação básica é realizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e por livros didáticos elaborados especificamente para os cursos. O acompanhamento é realizado por gestores, professores-tutores segundo a formação prevista em cada curso, e, ainda, por preceptores. Há menções à Arte e à interdisciplinaridade, ainda que de modo restrito, nas concepções, perfis e algumas ementas dos projetos, mais ocorrentes na formação pedagógica comum, mas sem indicar como a prática pedagógica pode concretizar os estudos interdisciplinares ou como a Arte pode estar presente na formação do aluno. Considera-se que a universidade deve revisar essa formação. Mesmo que a ciência tenha seguido um modelo de especialização, os cursos de licenciatura, nomeadamente por meio de suas organizações curriculares e metodologias de trabalho, devem defender perspectivas interdisciplinares, porque é da participação e da consciência do investigador de várias linguagens e de várias disciplinas que pode resultar o próprio progresso científico e a formação humanista.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/953
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