Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1177
Título: MÚSICA E AUTISMO: EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL CIDADE DA MÚSICA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG.
Autor(es): Alves Quintino Menezes, Adriana
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Musical. Processos Educativos. Transtorno do Espectro Autista.
Data do documento: 8-Nov-2019
Resumo: A presente pesquisa, integrada à Área de Concentração Educação Básica, dentro da Linha de Pesquisa, Formação Docente para a Educação Básica, teve como tema principal, o estudo sobre música e autismo, com foco em experiências de desenvolvimento e aprendizagem na Escola Municipal Cidade da Música no município de Uberlândia-MG. O objetivo foi proceder a abordagem sobre a educação musical, no que diz respeito a uma forma de aquisição do saber que pode propiciar benefícios à pessoa com o Transtorno do Espectro Autista, consistente em considerar a relação entre os estímulos musicais promovidos pela educação musical com a possibilidade de desencadeamento de processos educativos em crianças com esse transtorno. A pesquisa, tendo como categoria um estudo de caso, abrangeu uma investigação das possíveis contribuições que as atividades musicais desenvolvidas, na Escola Municipal Cidade da Música de Uberlândia, oferecem ao desenvolvimento dos alunos autistas. A metodologia de investigação, de caráter qualitativo, com orientação descritiva, baseou-se no estudo de caso, mediante observação não participante e entrevistas semiestruturadas com questões abertas, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se como método de pesquisa a “Análise por Triangulação de Métodos” para a interpretação do material coletado, tendo como sujeitos, os professores, supervisora, mães e alunos autistas de uma escola de música de Uberlândia. Com base na literatura da área de educação musical, do Transtorno do Espectro Autista e em dados empíricos coletados, verificou-se que o diálogo musical favorece o aluno autista como elemento sensorial e provoca o cognitivo, bem como traz melhor qualidade de vida. Como referencial teórico, apresentou autores que militam sobre o tema em estudo, sendo na música com destaque para Bertoluchi, Penna, Arroyo, Louro, Cunha; Oliveira, Justino e Sampaio. Sobre autismo, trouxe Orru, Antunes & Júlio-Costa e Cunha. Em conclusão, aponta-se que, o ensino de música proporciona desenvolvimento ao aluno autista nos aspectos afetivo, sensorial, cognitivo, motor e de interação social com o mundo e as pessoas que o cercam. Tal fato revelou a necessidade de pensar e aperfeiçoar estudos e estratégias metodológicas para trabalhar a música com a criança autista.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1177
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Alves Quintino Menezes.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.